Feira Estadual da Reforma Agrária começa nesta quinta (12), em São Luís
Evento deve reunir mais de 100 agricultores familiares na Praça Deodoro, de 12 a 14 de setembro
Em uma grande festa que celebra a agricultura familiar no Maranhão, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realiza, de 12 a 14 de setembro, a Feira Estadual da Reforma Agrária, na Praça Deodoro, centro histórico de São Luís.
O encontro tem como objetivo compartilhar com a cidade a produção dos acampamentos e assentamentos maranhenses, que vão desde alimentos livres de agrotóxicos in natura até comidas típicas no espaço Culinária da Terra.
Além da feira, o momento vai contar com a inauguração do novo espaço do Armazém do Campo e a realização do ‘Festival por Terra, Arte e Pão’, com atrações culturais durante todas as noites e um show especial em comemoração aos 40 anos do movimento.
Entre as atrações culturais estão grandes nomes da cultura popular maranhense, a exemplo de Joãozinho Ribeiro, César Teixeira, Dicy, Bumba meu boi de Leonardo e Raiz Tribal.
De acordo com Gilvan dos Santos, que compõe a direção nacional de produção do movimento no estado, a iniciativa vai muito além da comercialização.
“Esse é um momento de festa, mas também de partilha e troca de conhecimentos. Tudo isso só é possível graças à resistência de famílias que lutam pela reforma agrária e produzem alimentos saudáveis nos mais diversos territórios do Maranhão, mostrando a força da agricultura familiar”, explica Gilvan.
A feira será aberta ao público nesta quinta-feira, a partir de 8h e será realizado um ato político de abertura às 17h, com a participação do dirigente nacional e um dos fundadores do MST, João Pedro Stédile, além de representantes dos governos municipal e estadual, organizações, movimentos sociais e coletivos ligados ao campo.
Ao longo da programação serão realizadas ainda oficinas, rodas de conversa, lançamento de livros, práticas integrativas de autocuidado e apresentação das iniciativas e avanços do MST no estado.