CHECAMOS

Mistura de água, sal e zinco é eficaz contra o coronavírus? Checamos!

A receita caseira é chamada de “copo da vida”, e trata-se de misturar água com 15% de sal e zinco, que segundo o passo a passo, poderia ser extraído de fios de eletrodomésticos comuns torcidos manualmente

Reprodução: pixabay

Circula nas redes sociais que a mistura de água com sal e zinco é eficaz contra o novo coronavírus. Um vídeo, gravado por um físico nucelar iraniano chamado Mehran Keshee e um manual que são compartilhados ensinam como fazer a combinação, a ser bebida, inalada ou borrifada no corpo para que o vírus seja neutralizado. 

A receita caseira é chamada de “copo da vida”, e trata-se de misturar água com 15% de sal e zinco, que segundo o passo a passo, poderia ser extraído de fios de eletrodomésticos comuns torcidos manualmente.

A partir do vídeo do físico nuclear, foi produzido um manual, distribuído por uma fundação que leva seu nome. Nas imagens, Keshe afirma que já desenvolveu experimentos para conter o vírus H1N1, causador da gripe suína, por meio da contenção da energia contida no vírus.

Mas, a Organização Mundial de Saúde (OMS) vem reiterando que até o momento não há qualquer remédio feito em casa, alopático nem fitoterápico que cure a Covid-19. Logo, a receita não é verdadeira.

O médico Rômulo Neris, doutorando pela UFRJ, alerta que a inalação de zinco pode causar a perda do olfato, justamente um dos sintomas da infecção pelo coronavírus. Ele explica ainda que a ingestão de zinco precisa ser controlada. “O consumo de quantidade elevadas, mesmo em casos de suplementação, podem causar intoxicação.” Ou seja, uma mistura caseira, de toda forma, não é adequada.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias