Cadáveres são colocados em meio à sujeira dentro de sala refrigerada no Carlos Macieira? Checamos
O vídeo mostra ainda, que alguns utensílios usados pelas vítimas, estavam espalhados dentro e fora do local.
Um vídeo com alguns corpos dentro de um depósito no Hospital Carlos Macieira (HCM), em São Luís, começou a circular nas redes sociais no início da manhã desta terça-feira (19).
Leia também:
- Equipe de pesquisa da Drª. Terezinha Rêgo recomenda plantas medicinais contra coronavírus? Checamos;
- Pacientes de hospitais privados serão transferidos para hospital de campanha? Checamos
De acordo com a gravação, sacos com os corpos de algumas vítimas do novo coronavírus, estavam sendo colocados em um contêiner, dentro da unidade hospitalar, em meio a sujeira e objetos infectados. O vídeo mostra ainda, que alguns utensílios usados pelas vítimas, estavam espalhados dentro e fora do local.
A redação de O Imparcial constatou que as imagens veiculadas são verídicas e não se trata de uma fake news.
A informação foi confirmada pela empresa funerária Pax União, que realizou a limpeza dos depósitos no Hospital Carlos Macieira. A empresa informou que as imagens foram feitas por um funcionário, na tarde desta segunda-feira (18), e que haviam pelo menos quatro corpos dentro do local.
O Imparcial entrou em contato com a assessoria do governo que informou que uma notificação administrativa foi enviada a empresa responsável pela limpeza no local.
Confira a nota na íntegra.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que a direção da unidade já notificou administrativamente a empresa terceirizada responsável pelo serviço de limpeza da área.
Além disso, notificou empresas de serviços funerários para que após a desinfeção, façam o devido descarte dos EPIS e evitem deixar resíduos no espaço.