CHECAMOS

Pacientes de hospitais privados serão transferidos para hospital de campanha? Checamos!

No texto que foi divulgado, a remoção compulsória ocorreria com pacientes de baixa gravidade e a decisão teria sido tomada em reunião com todos os hospitais privados

Hospital de Campanha sento instalado no Multicenter Sebrae

Em mensagem que circula nas rede sociais, a notícia de uma possível transferência de pacientes com Covid 19 internados na rede privada de saúde para o hospital de campanha do Governo do Maranhão preocupou e alarmou algumas pessoas.

Mensagem divulgada com a suposta transferência de pacientes

No texto que foi divulgado, a remoção compulsória ocorreria com pacientes de baixa gravidade e a decisão teria sido tomada em reunião com todos os hospitais privados em atuação em São Luís, na qual apenas um deles teria se oposto à iniciativa. Contudo, a informação já foi desmentida pelo poder estadual. Portanto, trata-se de mais uma fake news.  

Sobre o caso, o governador Flávio Dino afirmou em publicação no Twitter lamentar “que haja gente má que se dedique a sabotar esforços sérios” e pediu à população que não acredite “nesses delírios”.

Requisição administrativa de leitos privados

A falsa notícia se espalhou após a decisão publicada neste domingo (10), por meio de decreto, que trata da requisição administrativa de leitos privados.

Nesse caso, não haverá transferência de pacientes da rede privada, mas um possível uso de leitos desses hospitais pela Secretaria de Estado da Saúde para atender a usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), a depender da situação e da necessidade.

Assim, todos os hospitais privados da Ilha e de Imperatriz deverão fornecer diariamente informações sobre quantos leitos têm, quantos são exclusivos para tratar pacientes com coronavírus, quantos estão ocupados e quantos estão livres.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias