Brasil · chuvas intensas

Enchentes deixam 66 mortos em Minas Gerais e mobilizam força-tarefa federal

Governo anuncia repasse de recursos, antecipação de benefícios e promete reconstrução das cidades atingidas

(Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
(Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

O número de mortes provocadas pelas enchentes e deslizamentos de terra na Zona da Mata de Minas Gerais subiu para 66, segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. São 60 vítimas em Juiz de Fora e seis em Ubá. Três pessoas continuam desaparecidas — duas em Ubá e uma em Juiz de Fora, o menino Pietro, de 9 anos.

Na manhã deste sábado (28), os bombeiros localizaram o corpo de um homem ainda não identificado no Bairro Linhares, em Juiz de Fora, elevando o total de vítimas. As equipes seguem atuando nas áreas afetadas em operações de busca por sobreviventes e remoção de corpos em meio aos escombros.

As chuvas intensas causaram alagamentos, deslizamentos de encostas e destruição de moradias. Em Juiz de Fora, mais de 4,2 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas, e a Defesa Civil registrou 2.149 ocorrências desde segunda-feira (24). Em Ubá, pelo menos 421 moradores tiveram que deixar suas casas.

A prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, afirmou que cerca de um em cada quatro moradores do município vive em área de risco, destacando a necessidade de intervenções estruturais em diversas regiões da cidade para prevenir novas tragédias.

Recursos federais e visita presidencial

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional autorizou o repasse inicial de R$ 6,196 milhões para ações emergenciais em sete municípios atingidos por desastres naturais em Minas Gerais, Piauí e Rio Grande do Sul. No estado mineiro, Ubá e Matias Barbosa estão entre os contemplados.

Ao todo, já foram aprovados R$ 11,3 milhões para socorrer as três cidades mais afetadas, Juiz de Fora, Ubá e Matias Barbosa. Os recursos serão destinados à assistência humanitária e ao restabelecimento de serviços essenciais, conforme os planos de trabalho apresentados pelas prefeituras.

Durante visita à região neste sábado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que os prejuízos materiais serão reparados. “A única coisa que, lamentavelmente, a gente não pode recuperar é a vida das pessoas que morreram”, declarou, ao reforçar o compromisso do governo com a reconstrução das áreas afetadas.

Lula se reuniu com a prefeita Margarida Salomão, com o prefeito de Ubá, José Damato, e com o prefeito de Matias Barbosa, Maurício dos Reis. Os três municípios decretaram situação de calamidade pública. Já Divinésia e Senador Firmino estão em situação de emergência.

Assistência social e antecipação de benefícios

Também em Ubá, o ministro Wellington Dias, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, informou que equipes do governo federal, incluindo profissionais do Sistema Único de Assistência Social (Suas), estão mobilizadas em toda a região para prestar atendimento às famílias e auxiliar na elaboração dos projetos de reconstrução.

Segundo o ministro, haverá antecipação do pagamento de benefícios como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Bolsa Família. Moradores de Juiz de Fora, Ubá e Matias Barbosa também poderão solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), limitado a R$ 6.220.

A comitiva presidencial seguiu de Ubá para Juiz de Fora, onde foi realizada reunião com os prefeitos para alinhar as próximas etapas de apoio e reconstrução das cidades devastadas pelas chuvas.

*Fonte: Agência Brasil