Denúncias

TSE recebe em média uma denúncia de propaganda irregular por minuto

O calendário eleitoral começou oficialmente no dia 16 de agosto e deve seguir uma série de regras estabelecidas em resolução pelo TSE.

(Foto: Reprodução)

O aplicativo Pardal, disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), recebeu nos últimos dez dias, mais de 14 mil denúncias de irregularidades na propaganda eleitoral.

De acordo com o TSE, os 14.220 registros realizados até a noite desta segunda-feira (26) equivalem, em média, a uma denúncia por minuto. Até agora, os maiores números de denúncias são para o cargo de vereador. A maioria foi no estado de São Paulo (2.891), seguido por Minas Gerais (1.605), Pernambuco (1.603) e Rio Grande do Sul (1.271).

O calendário eleitoral começou oficialmente no dia 16 de agosto e deve seguir uma série de regras estabelecidas em resolução pelo TSE, seja nas ruas ou na internet, principalmente quando se trata da utilização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA).

Poder de polícia

Criado em 2012, o Pardal é um aplicativo online disponível para celulares com sistemas operacionais Android ou iOS (Apple).

Segundo o TSE, o sistema conta com atualizações a cada eleição, e esse ano é possível fazer o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet.

Após fazer a denúncia, o eleitor recebe um número de protocolo e pode acompanhar o andamento por meio do Pardal Web. Qualquer pessoa que flagrar alguma irregularidade pode denunciá-la à Justiça Eleitoral por meio do aplicativo.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias