7 coisas que você precisa saber sobre o navio encalhado no Maranhão
o navio MV Stellar Banner está encalhado na Baía de São Marcos a cerca de 100 km, após apresentar fissuras no casco.
Desde a última segunda-feira (24) o navio MV Stellar Banner está encalhado na Baía de São Marcos a cerca de 100 km (65 milhas náuticas) da costa da capital maranhense, fora da poligonal do Porto, após apresentar fissuras no casco.
A Polaris, empresa sul-coreana proprietária do MV Stellar Banner revelou em nota, que um dos tanques sofreu alguns danos, mas ressaltou que todos os porões de carga se encontram intactos e que a situação está sob controle.
O Imparcial selecionou 7 informações importantes a respeito do navio MV Stellar Banner que está encalhado na costa maranhense. Confira:
Por que o navio encalhou?
O navio MV Stellar Banner encalhou em um banco de areia após identificar fissuras em seu casco. O comandante pediu apoio a equipes de terra e encalhou o navio propositalmente no canal da Baía de São Marcos (MA) para evitar o naufrágio.
De quem é o navio e para onde ele iria?
O navio MV Stellar Banner, de propriedade e operado pela empresa sul-coreana Polaris, saiu do Porto de Ponta da Madeira, com destino ao porto de Qingdao, na China, onde era esperado para chegar no dia 4 de abril.
Quem é o responsável pelo incidente?
O representante do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) Marcelo Amorim revelou que o órgão e a Marinha, juntamente com o apoio da Vale, tomaram a frente da organização da situação do navio, porém a responsabilidade pelo caso é da empresa Polaris Shippin, dona do MV Stellar Banner.
Qual a quantidade de carga a bordo?
O navio está abastecido com 3.800 toneladas de óleo, e carrega cerca de 300 mil toneladas de minério. Até o momento não há vazamento de nenhuma substância.
O navio corre risco de naufragar?
O navio MV Stellar Banner que está encalhado na costa do Maranhão, não corre risco de naufrágio. Alekson declarou que mesmo encalhado, o porte do navio é grande demais para que ele fique submerso no local. O navio possui 31 metros de altura e a área não possui profundidade suficiente para um possível naufrágio.
Qual é a região na qual o incidente ocorreu?
A Capitania do Portos de São Luís informou que o navio se encontra encalhado em um banco de areia a cerca de 30 milhas (48km) da costa do Maranhão, na região dos Lençóis Maranhenses.
Pode haver vazamento de substâncias?
A empresa Polaris afirmou que os porões de carga estão intactos e a situação está sob controle e que está realizando inspeções para evitar maiores danos.
“Como resultado do incidente, alguns tanques de água e espaços vazios sofreram danos, embora a extensão dos danos ainda deva ser estabelecida. Acredita-se que os porões de carga estejam intactos e a situação está sob controle. Com o intuito de melhor mensurar os danos e garantir a segurança, a embarcação foi movida para uma área mais segura. Inspeções serão realizadas por especialistas e uma empresa de resgate foi acionada”, diz a nota.