COMPROMISSO
Secretária de Comércio dos EUA visitará o Brasil
Na Colômbia, a secretária americana disse que repassará os avanços do acordo de livre comércio bilateral que entrou em vigor há três anos e buscará “novas formas de aprofundar os laços”
A secretária de Comércio dos Estados Unidos, Penny Pritzker, viajará no mês que vem para o Brasil e para a Colômbia, depois do compromisso esboçado pelo presidente Barack Obama na Cúpula das Américas de se aproximar mais da América Latina, informou nesta quinta-feira o ministério.
“Como outro sinal do desejo de ampliar as relações, tenho o orgulho de anunciar oficialmente que visitarei Colômbia e Brasil no mês que vem”, disse Pritzker, segundo a transcrição de um discurso feito nesta quinta-feira em uma conferência sobre a América Latina em Miami e divulgado pelo Departamento de Comércio.
A visita ao Brasil é “um sinal” de que os vínculos comerciais com esse país são parte central da relação, disse Pritzker, que fará sua primeira viagem à América do Sul desde que assumiu o cargo há dois anos.
Na Colômbia, a secretária americana disse que repassará os avanços do acordo de livre comércio bilateral que entrou em vigor há três anos e buscará “novas formas de aprofundar os laços”.
Na Cúpula das Américas de abril no Panamá, Obama enfatizou o compromisso de seu governo de seguir impulsionando “um novo capítulo” na região, lembrou Pritzker.
“Para cumprir essa meta, o presidente reconhece que temos que nos relacionar com toda a região, incluindo Cuba”, disse.
Durante a cúpula, Obama teve um histórico encontro com o presidente cubano Raúl Castro, em um momento-chave dentro da aproximação anunciada por ambos os países em dezembro do ano passado após meio século de rivalidades.
“Décadas de isolamento não serviram para que Cuba seja democrática e próspera, então é tempo de mudar o foco”, disse Pritzker, ao falar sobre a aproximação bilateral, especialmente importante em Miami, onde vive a metade da comunidade cubana de dois milhões de pessoas en Estados Unidos.
“A nova política do presidente foi projetada para conectar os cidadãos cubanos com o mundo e para melhorar seu nível de vida”, disse.
VER COMENTÁRIOS