NOTÍCIA BOA

No Brasil e fora dele os avanços na luta contra o coronavírus continuam dia após dia

Em alguns lugares do Brasil, na Europa e Nova Zelândia os números positivos dão doses de ânimo na dura realidade causada pelo coronavírus

Foto: Reprodução

Em meio ao aumento significativo no número de casos do novo coronavírus no Brasil, que já soma mais de 156 mil pessoas infectadas, alguns lugares têm à sua maneira mostrado que apesar do número de infectados e mortos, é possível ir aos poucos superando a infecção, com medidas eficazes contra o coronavírus. Cada caso de cura é um motivo para comemorar, diante do alto número de vítimas fatais que o país e o mundo têm acumulado.

O Maranhão, por exemplo, começou o domingo com um balanço que mostra que em todo o estado 1. 617 pacientes conseguiram se recuperar do coronavírus.

No Ceará, o número de recuperados já passa dos 7. 173 mil, de acordo com a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde (Saúde) atualizada ontem. O número representa quase a  metade das 15.879 pessoas infectadas pelo novo coronavírus no estado.

Em Florianópolis o fim de semana começou com 105 pessoas infectadas pelo novo coronavírus e acumula um total de cerca de 443 casos confirmados da doença.  Esse número é 5% menor do que os 111 infectados registrados há 14 dias. Houve sete mortes registradas no município até o momento. Florianópolis foi a primeira capital brasileira a iniciar o distanciamento social, que foi determinado dia 13 de março.

Outro bom exemplo de como lidar com a pandemia, vem do Arquipélago Fernando de Noronha que conseguiu zerar os casos de coronavírus. A boa notícia veio através das informações do boletim divulgado na sexta-feira (8). De acordo com as informações da Administração de Noronha, dois pacientes que estavam contaminados que constavam na lista de casos ativos se recuperaram. Não foi registrada nenhuma morte, desde o primeiro caso confirmado do novo coronavírus.

Ao todo, 28 pessoas testaram positivo para Covid-19 em Noronha e todas estão curadas. Desse total, de acordo com o boletim da Administração, são 17 homens e 11 mulheres, com idades entre 25 e 59 anos.

No sábado (9), foi confirmado que os últimos quatro casos suspeitos foram descartados e a ilha está livre do coronavírus.

O sucesso no combate ao coronavírus só foi possível porque os poucos mais de 3 mil moradores da ilha, levaram à risca as medidas de isolamento social. O lockdown havia sido decretado no dia 20 de abril.

Países da Europa e a Nova Zelândia seguem com bons resultados no combate ao coronavírus

Depois de passarem por momentos extremamente difíceis por causa da pandemia e o número crescente de infectados, na Europa  em países como Espanha e Itália, agora conseguem aos poucos ir diminuindo os números de pessoas com o novo coronavírus.

A Espanha nas últimas semanas têm registrado avanços na luta contra o novo coronavírus e neste domingo, por exemplo, o país registrou o menor índice de  mortes diárias por coronavírus desde meados de março.

Os dados atualizados foram divulgados hoje, pelo chefe de saúde emergencial da Espanha, Fernando Simon, que disse em entrevista coletiva que o número diário de mortes de 143 em relação a 179 no sábado foi o mais baixo desde 18 de março.

“Continuamos com a tendência de queda relatada nos últimos dias”, afirmou.

Em relação a soma total de mortos, os números mostram que subiu para 26.621, de 26.478 no sábado (9), e o número de casos diagnosticados de coronavírus aumentou de 223.578 para 224.390 no dia anterior, informou o órgão de saúde.

Agora os planos são para que cerca de 51% da população siga para a “Fase 1” de um plano de flexibilização, que será feito em quatro etapas na segunda-feira (11), depois que o governo analisou e decidiu que as regiões em que essa porcentagem vive atendiam aos critérios necessários. A medida gradual permite reuniões de até 10 pessoas no mesmo local e autoriza que as pessoas se desloquem entre uma cidade para outra.

Na Itália a Defesa Civil divulgou um balanço que mostra que o país continua a  tendência de desaceleração da pandemia, o número de pessoas curadas do novo coronavírus, passa dos 100 mil. No sábado, foram 1.083 novos casos o menor em quatro dias e 194 mortes na pandemia do novo coronavírus, elevando o total de contágios para 218.268 e o número de óbitos para 30.395. Ainda de acordo com as informações compartilhadas foram em média 1.277 novos casos por dia na última semana, contra 1.997 e 2.775 nas duas anteriores.

No último de 4 de maio o governo começou a relaxar sutilmente as medidas de isolamento, permitindo que pessoas possam ir aos parques, mas o comércio ainda não tem previsão para voltar a funcionar.

Já a Nova Zelândia tem apenas dois novos infectados pelo Covid-19, dando sequência aos casos diários de um dígito das últimas três semanas. Esta é a versão final dos dados públicos antes da grande decisão do governo nesta segunda-feira, que vai decidir sobre quando o país vai adotar o nível 2 de flexibilização das medidas de isolamento. A expectativa de empresas e vários setores da economia, é que o país atinja o nível 2 até quarta-feira, 13 de maio à noite, para que possam manter ativos o maior número possível de empresas e empregos. Mas, a primeira-ministra Jacinda Ardern deixou claro que uma mudança será feita apenas se os dados de saúde mostrarem que é seguro.

Até este domingo o país tem 1. 494 confirmados desde o início da pandemia e 21 mortes.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias