VESTIBULAR

ENEM: listamos todas as universidades públicas do Brasil

Saiba quais universidades públicas aceitam admissão pelo Exame Nacional e quais aplicam a prova do vestibular tradicional

Vestibulandos após prova da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Passadas as inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o vestibulando começa a planejar seu futuro. Seja no Maranhão ou em outro estado, as universidades federais são o sonho da maioria. Pensando nisso, O Imparcial listou todas as universidades públicas do Brasil.

Ao todo são 104 universidades federais ou estaduais, e mais da metade utiliza somente as notas do Enem para selecionar os candidatos, num sistema conhecido como Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

São poucas universidades públicas que mantêm vestibular próprio e usam exclusivamente o resultado de suas provas para aceitar novos estudantes. Algumas ainda estão aderindo gradualmente ao Enem e, por isso, usam a nota do exame mais o resultado de seus vestibulares.

Por exemplo, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), no interior de São Paulo, soma em sua avaliação parte da nota do Exame Nacional para a primeira fase. Essa universidade, aliás, ganhou as manchetes nos últimos meses por colocar em sua lista de leitura obrigatória para o vestibular o disco Sobrevivendo No Inferno, do grupo de rap paulista Racionais Mc’s.

Já a UFPR (Universiadade Federal do Paraná) é uma das que utiliza como critério de admissão tanto a nota do Enem como uma prova própria, sendo que uma forma de ingresso não influencia na outra. Ou seja, os candidatos podem se inscrever duas vezes para o mesmo curso.

Como previsto em lei, todas as universidades que utilizam o Enem oferecem 50% das vagas de seus cursos para quem estudou o ensino médio inteiro em escola pública. Existem ainda as cotas sociais e raciais.

O preço das inscrições para os exames dessas universidades variam. A taxa de inscrição no Enem 2019, entretanto, custa R$ 82.

Para que o vestibulando fique por dentro dos critérios específicos de cada universidade, listamos todas as universidades públicas do Brasil. Recomendamos que os candidatos entrem no site das instituições e consulte as vagas oferecidas de acordo com seu interesse.

Confira a lista, por estado, em ordem alfabética:

Próxima »1 / 28
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias