PET

Saiba a importância de cães para crianças

Cães contribuem para desenvolvimento de crianças

Reprodução

Atualmente o Brasil já conta com mais cachorros do que crianças nos lares, segundo o último levantamento do IBGE, realizado em 2019. Esse fato acontece porque muitos pais e mães adotam os pets como membro da família e eles se tornam filhos de quatro patas. Porém, planejar o aumento da família com a vinda de bebê pode fazer com que os futuros pais tenham que lidar com um dilema: é ideal ter um animal de estimação com crianças pequenas?

Segundo a veterinária Thaís Matos, os cães podem contribuir muito para o desenvolvimento da criança, além de auxiliar na melhora e proteção da saúde delas, produzindo benefícios que vão acompanhá-las por toda a vida: “O contato saudável com animais desde cedo faz com que o sistema imunológico dos pequenos se fortaleça e fique bem menos propenso a condições como alergias crônicas e até mesmo asma”, comenta a especialista.

Ter um pet na infância da criança também irá contribuir para as habilidades sociais, como ensiná-la a lidar melhor com as emoções. No entanto, lembra a especialista, o desafio ao decidir ter um amigo de quatro patas é saber como integrá-los com os bebês para que tudo ocorra bem na rotina da casa. Antes de adotar um cão na família, os pais e mães devem atentar-se à alguns pontos como idade, saúde das crianças e ter senso de responsabilidade, pois o pet irá demandar tempo, dinheiro e atenção, comenta Thais Matos.

Caso a família já tenha um amigo de quatro patas e chegará um bebê em breve, os pais devem preparar o terreno. É importante que o cão não associe o bebê com momentos e coisas negativas e, para evitar que isso aconteça, é necessário fazer uma mudança gradual na rotina do pet: “Após a montagem do quarto do bebê, por exemplo, é interessante deixar que o cão fareja e conheça o ambiente sempre na presença dos pais”, comenta a especialista.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias