PERÍODO CHUVOSO

Mito ou verdade: pegar chuva nos faz gripar?

Basta começar o período de chuvas e parece que todos começam a gripar. Mas, será que a chuva é realmente culpada?

Reprodução

Apesar de parecer um fato, pegar chuva não faz as pessoas ficarem doentes. As doenças que geralmente são associadas à chuva, como gripe e resfriado, são causadas por microrganismos, como os vírus. Essas doenças só são adquiridas se a pessoa tiver contato com agentes contaminadores. Então, mesmo um “banho” de chuva não é capaz de provocar enfermidade alguma.

Os vírus da gripe são transmitidos por gotículas eliminadas por pessoas já contaminadas. Essas gotículas se alojam na mucosa do nariz e ficam aguardando uma oportunidade para infectar o organismo.

Acontece que em períodos chuvosos costuma-se fazer frio o que causa queda da temperatura do corpo humano, levando a reações no sistema imunológico que o façam ficar vulnerável ao ataque de vírus, caso estes já estejam presentes na mucosa respiratória.

Como evitar a queda da imunidade

As roupas podem ser decisivas para o conforto e proteção. Então, caso o frio apareça, esteja pronto para se vestir com peças quentinhas, mas, que ao mesmo tempo, não atrapalhem na transpiração da pele. O importante é manter uma temperatura agradável ao corpo, nem muito frio nem muito quente.

Após um banho de chuva, é recomendado trocar de roupa e tomar um banho morno ou quente para ajudar a manter a temperatura corporal estável. Esses cuidados evitam que a roupa molhada esfrie o corpo, alterando o sistema imunológico e facilitando a infecção viral, se já presente.

Também é importante não ficar em ambientes fechados depois de se molhar na chuva, para evitar a umidade que pode gerar fungos no corpo.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias