Cidade Balneária

Programa capacita ‘Agente Cidadão’ em Ribamar

Projeto vai capacitar agentes comunitários de saúde e de endemias em questões ambientais e de saneamento básico

A falta de higiene básica, armazenamento e destinação incorreta do lixo, instalações sanitárias inadequadas e uso de água contaminada são alguns dos fatores que causam doenças graves; interferindo diretamente na qualidade e expectativa de vida da população e no seu respectivo desenvolvimento. Na grande maioria dos casos, os mais afetados por esses problemas acabam sendo os idosos e as crianças, em especial as menores de cinco anos, que não sobrevivem aos quadros de diarreias fortíssimos. Só para ilustrar a gravidade desse quadro, em todo o mundo anualmente, cerca de 1,4 milhões de crianças morrem em decorrência da diarreia.

Visando fomentar mais saúde e qualidade de vida da população ribamarense através da educação comunitária; uma parceria institucional entre a Prefeitura de São José de Ribamar e da BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgotamento sanitário no município, viabilizou o programa Agente Cidadão, que inicia nessa quinta feira (19).

O projeto consiste na capacitação feita pela BRK Ambiental de agentes comunitários de saúde e agentes de endemias do município de Ribamar, que depois de capacitados multiplicarão entre os moradores da cidade, os conceitos de higiene, saúde e saneamento básico. O programa envolve cerca de 194 agentes da cidade, e terá carga horária de 16 horas, com aulas divididas em quatro módulos, em turmas de até 40 participantes cada uma. Entre os temas da programação destacam-se conceitos sobre Saúde e Saneamento, Higiene e Saúde Pessoal e Importância do Uso Racional da Água; além de uma visita técnica monitorada às estações de tratamento de água e esgoto da BRK Ambiental.

Para o Gerente de Responsabilidade Social da BRK Ambiental Felipe Moreno, essa parceria é relevante e demonstra o interesse comum da Prefeitura de Ribamar e da concessionária em trabalhar de forma planejada em prol do desenvolvimento social do município, e o consequente aumento da qualidade de vida dos cidadãos.

A aula inaugural do programa Agente Cidadão acontece nesta quinta, na sede do Cursinho Pré-Vestibular, na Rua Nova – Centro, às 15h e vai contar com a presença do Prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando Silva.

Mais que um programa de educação comunitária, o Agente Cidadão incentiva as mudanças de atitudes, sugerindo novos hábitos e práticas em relação ao Saneamento Básico, sendo um grande passo de cidadania e desenvolvimento social em São José de Ribamar.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias