HISTÓRIA

5 coisas sobre São Luís que provavelmente você não sabe

Daniel de La Touche não estava na fundação de São Luís? O traidor  de Tiradentes viveu e morreu em São Luís? Confira essas e outras curiosidades

Reprodução

Entender história nem sempre é tão fácil! Principalmente quando se trata de São Luís, única cidade brasileira fundada por franceses, invadida por holandeses e, na sequência, colonizada pelos portugueses. Ufa!

Pensando no tanto de ‘loucura’ que São Luís passou para chegarmos até aqui, selecionamos juntamente com historiador Euges Lima, algumas curiosidades sobre São Luís que provavelmente você não saiba, viu?!

1-Daniel de La Touche não estava no momento da fundação de São Luís.

Como assim?!

Isso mesmo que você leu! Segundo o livro de Claude d’Abbeville, História da Missão dos Padres Capuchinhos na Ilha do Maranhão, o fundador  oficial de São Luís, Daniel de La Touche, não esteve presente na cerimônia de 8 de setembro de 1612, pois era protestante e a cerimônia foi imperativamente católica. “Protestante jamais iria participar de uma cerimônia de posse em nome do catolicismo! A primeira comemoração aconteceu em 1912 quando a cidade já tinha 300 anos. Segundo o livro, no dia 8 de setembro foi eleito o aniversário, em razão de uma procissão feita Franceses e índios tupinambás. Ali eles vão erguer uma cruz juntos e essa cruz simboliza que naquele momento os franceses juntamente com os índios estão tomando posse da ilha de São Luís em nome do cristianismo. E como Daniel de La Touche era protestante, quem participou da cerimônia foi o François de Razilly, um dos líderes da expedição”, conta o historiador Euges Lima.

Próxima »1 / 5
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias