Lazer

Maranhão atrai grande fluxo de turistas nacionais e estrangeiros

Em janeiro de 2025, um dos principais motivos que trouxeram os turistas para o Maranhão foi o lazer, com 85,82% dos visitantes interessados em conhecer as praias, parques e o patrimônio histórico-cultural do estado.

CAT (Foto: Marcos Rocha)

No mês de janeiro, mais de mil pessoas foram atendidas nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs); estas vinham de todas as regiões do Brasil, assim como de outros países, o que reforça a percepção do estado como destino preferível para diversos visitantes. Esse dado foi coletado e analisado pela Secretaria de Turismo do Maranhão (Setur-MA), por meio do Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA).

A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, frisou que os dados provam o interesse pelos atrativos maranhenses. “O aumento do fluxo de turistas no Maranhão, em períodos como Réveillon, Carnaval e São João, já é esperado. Agora, percebemos que, durante as férias dos estudantes e em outras épocas do ano, ele se mantém. Isso é motivo para celebrar e investir ainda mais para receber os visitantes de toda parte do Brasil e mundo”.

A análise do perfil dos visitantes indica uma boa distribuição entre os gêneros, com leve predominância feminina. A faixa etária mais representativa está entre 36 e 45 anos, sinal do interesse do público adulto pelas belezas naturais e culturais do Maranhão.

Em janeiro de 2025, os principais motivos que trouxeram os turistas para o Maranhão foram lazer, com 85,82% dos visitantes interessados em conhecer as praias, parques e o patrimônio histórico-cultural do estado. Além disso, 3,56% aproveitaram a viagem para visitar familiares e amigos. Apenas 3,71% dos turistas viajaram ao Maranhão com objetivos profissionais ou outros interesses. 

Outro dado relevante é que 80,62% dos turistas estavam conhecendo o Maranhão pela primeira vez, o que reforça o potencial do estado para atrair novos visitantes. Esse crescimento demonstra a importância da divulgação e do investimento em infraestrutura para garantir experiências positivas e incentivar o retorno dos viajantes.

O levantamento também apontou que os estados de São Paulo (21,79%), Rio de Janeiro (12,24%) e Bahia (10,85%) lideraram o número de turistas nacionais. Já entre os visitantes internacionais, os principais países de origem foram Itália (22,81%), França (22,22%), Japão (9,36%), Canadá (7,60%) e Estados Unidos (7,02%). Estes são indicativos da projeção global do Maranhão como destino turístico.

Os dados dos CATs são compilados nos boletins trimestrais do turismo e ficam disponíveis no site do Observatório do Turismo.

Fontes de informação, influência digital e tempo de permanência

A análise sobre como os turistas escolhem seus destinos revelou que os principais meios de informação sobre o Maranhão foram as redes sociais e a internet, responsáveis por 53,53% das escolhas, seguidas pela recomendação de amigos e familiares (21,31%), agências de viagem (18,04%) e outros meios (3,04%). Esses dados evidenciam a forte influência do meio digital nas decisões dos viajantes e a importância de estratégias de marketing turístico eficazes para aumentar a visibilidade do estado.

“O crescimento do atendimento nos CATs reflete o sucesso das ações de promoção turística. Esse aumento demonstra a eficácia dos serviços de acolhimento que são oferecidos”, disse Marília Ribeiro, coordenadora dos CATs.

Já Igor Almeida, coordenador do Obstur-MA, destacou a importância dos dados coletados pelos CATs para o planejamento turístico do estado. “As informações sobre origem dos turistas, tempo de permanência, hospedagem e motivações da viagem são analisadas mensalmente e publicadas em boletins trimestrais, no site do Observatório do Turismo da Setur-MA, contribuindo para o desenvolvimento do setor”, relatou.

A maior média de permanência dos turistas foi de 4 a 7 dias, período em que puderam explorar as diversas atrações do Maranhão, desde paisagens naturais até o rico patrimônio cultural e histórico.

*Fonte: Governo do Maranhão

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