CONEXÕES SIGNIFICATIVAS

“Mobiliza São Luís” é finalista em premiação internacional de Turismo

O movimento é destaque em premiação que reconhece iniciativas que promovem o turismo responsável na América Latina.

O Mobiliza São Luís está indo para sua terceira edição e nas duas edições anteriores foram realizados mais de 170 ações. (Foto: Divulgação)

Mobiliza São Luís é um movimento que, durante nove dias, transforma a rotina da capital espalhando eventos e ações diversas, em formato presencial e digital, voltados para promover a cultura, turismo e economia criativa produzida por e/ou para ludovicenses, gerando conexões e fazendo movimentar a indústria criativa local.

O movimento é idealizado pelo Sebrae no Maranhão, e que tem unido parceiros de órgãos públicos e privados, com empreendedores criativos desde 2021, acaba de ser confirmado como projeto finalista do 3º Prêmio de Turismo Responsável da WTM Latin America, na categoria Melhores Conexões Significativas.

Com a indicação, a iniciativa já foi também confirmada como uma das premiadas, ficando a expectativa do anúncio da modalidade conquistada entre as previstas para a categoria: Golden Winner, Silver Winner ou One to Watch Winner.

“Receber um prêmio de grande relevância como esse só reforça o slogan do nosso movimento, que é “Conectar para Transformar”, além de ser também um momento de valorização de São Luís, que vai ter ganho de visibilidade como destino turístico com os principais agentes do trade turístico e da economia criativa latino-americana. Isso nos deixa muito orgulhosos, principalmente por sabermos do efeito multiplicador enorme para pequenos negócios de uma forma geral”, comemorou o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho.

A entrega da premiação acontecerá durante a feira internacional de turismo WTM Latin America, maior evento do tipo no continente americano, que será realizado em São Paulo, no início de abril de 2023. A cerimônia onde os vencedores de cada uma das seis categorias do Prêmio serão anunciadas está marcada para o próximo dia 4 de abril.

“Ver o movimento crescendo e recebendo reconhecimentos como esse nos orgulham e motivam a buscar cada vez mais o fortalecimento da economia criativa em nosso estado. Os frutos positivos do Mobiliza já estão ultrapassando as barreiras da capital e inspirando outras cidades maranhenses e de outros estados. E o Sebrae já está planejando os desafios da terceira edição, para fortalecer ainda mais esse segmento econômico tão importante e tão presente no Maranhão, que é a economia criativa”, declarou a coordenadora do Mobiliza São Luís, Danielle Abreu.

O prêmio

O Prêmio de Turismo Responsável da WTM Latin America está em sua terceira edição e é uma iniciativa que promove as histórias mais inspiradoras do setor de viagens e turismo para a promoção do desenvolvimento sustentável em nosso continente e tem seis categorias que abordam os temas mais urgentes para a conservação do meio ambiente, inclusão e diversidade, desenvolvimento econômico justo e promoção das relações entre turista e seu destino de viagem.

A categoria Melhores Conexões Significativas, em específico, premia as melhores iniciativas latino-americanas que trabalham o turismo como forma de construir as relações entre os visitantes e as comunidades por meio das experiências que um território proporciona aos turistas, tratando-os como “moradores temporários”, que muitas vezes se tornam hospedes assíduos.

Segundo a organização do Prêmio, essa categoria premia os projetos inscritos que apresentam “narração de histórias ou storytelling que desempenham uma função importante na criação de conexões significativas, beneficiando tanto o anfitrião quanto o hóspede. Quando a comunidade local está capacitada para moldar a oferta turística, ela, no papel de anfitriã, receberá turistas que valorizam tal lugar e o que ele oferece. Os turistas desfrutam de férias excelentes, recomendam o local para amigos e parentes e provavelmente voltarão mais vezes”, descreve o site da iniciativa.

Feira

A WTM Latin America é considerado o maior evento de turismo do continente. A feira, na modalidade business-to-business (B2B), tem duração de três dias, com o objetivo de promover a América Latina para o mundo e negociar destinos turísticos dos outros continentes com agentes Brasileiros e dos demais países da região.

Esse ano a feira acontecerá em São Paulo, onde 20 mil profissionais de viagens e turismo e 565 empresas expositoras se encontram para fazer networking, negociar e descobrir as últimas novidades do setor.

“A WTM Latin America é o evento no qual a indústria de viagens latino americana se reúne para negociar e fechar contratos que contribuem para o posicionamento da região como uma das áreas mais importantes da indústria mundial de viagens e turismo. O Sebrae ajuda a levar os destinos maranhenses ao levar uma caravana empresarial com agentes de viagem e empresários do setor para captar negócios e vender pacotes para nossos destinos”, explicou a coordenadora de Turismo e Cultura do Sebrae, Flávia Nadler.

Mobiliza

Com duas edições realizadas, o Mobiliza São Luís tem se consolidado como uma iniciativa de sucesso reconhecida local e nacionalmente, além de receber cada vez mais o apoio e adesão de empreendedores criativos locais.

Na primeira edição, em 2021, o movimento chancelou mais de 70 eventos, ações e atividades presenciais e digitais espalhados por 14 bairros e quatro praias da capital, realizados com o apoio do Sebrae em parceria com Prefeitura de São Luís, Equatorial Energia, Sistema Fiema, Associação Comercial do Maranhão e São Luís Shopping, patrocínio da Vale e Alvorada Motos e apoio e 112 entidades, associações, universidades, instituições empresariais, sindicatos patronais, ONG’s. empreendedores criativos, empresas e artistas.

No ano passado, o Mobiliza São Luís cresceu e chegou aos 100 eventos realizados em nove dias, proporcionando mais de 600 horas de atividades culturais, de economia criativa e turismo, envolvendo mais de 400 pessoas na sua realização e sendo prestigiado por mais de 16 mil pessoas.

Dessa vez, as ações chegaram a 20 bairros e foram realizadas com o apoio do Sebrae em parceria com Prefeitura de São Luís, Governo do Estado, TV Mirante e patrocínio do Sesi, Senai e Fiema e apoio e 87 entidades, associações, universidades, instituições empresariais, sindicatos patronais, ONG’s. empreendedores criativos, empresas e artistas.

Acompanhe e siga nossas redes sociais:
InstagramTwitter Facebook, além de compartilhar e comentar. Denúnciavídeosfotos sugestões: Mande no Whatsapp – (98) 99144-5641

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias