Saiba os desafios do turismo durante pandemia e planos futuros para a capital
A nova gestão tem um plano de ação para os primeiros 100 dias de gestão e estuda promover outros tipos de turismo, como por exemplo o náutico
São Luís é uma das mais belas capitais do Brasil, cheia de características que a tornam singular: única cidade fundada por franceses no país, maior coleção de azulejos portugueses da América Latina, próximo a Amazônia, repleta de casarões e conhecida também como a Capital do Reggae desde a década de 80.
Em circunstâncias comuns, vender este destino como ponto turístico nunca foi um desafio grandioso, mas o mundo agora requer novas medidas, a médio e a longo prazo, para não só garantir uma retomada segura do turismo, mas também para os novos estímulos que a contemporaneidade cobra.
Em um momento tão complicado como este em que estamos vivendo, o Turismo, que é um dos principais segmentos econômicos do estado do Maranhão, também se encontra afetado assim como diversas outras áreas. Isso acontece por que para que aconteça o turismo, o fator deslocamento é indiscutível e, com o fechamento das fronteiras entre estados e entre países, ele teria uma queda já esperada. Junto a tudo isso vem também a sensação de insegurança da população de viajar para alguns destinos.
“Porém, com o advento dos protocolos sanitários regidos pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde e pela Vigilância Sanitária, estamos conseguindo retornar de forma gradativa o Turismo na capital. Inclusive, recebemos o Selo Safe Travels.”
Saulo Santos, Secretário de Turismo de São Luís
O Selo Safe Travels é projetado para permitir que os viajantes reconheçam governos e empresas em todo o mundo que adotaram protocolos padronizados globais de saúde e higiene.
Saiba mais: São Luís ganha selo global de segurança e higiene no ramo turístico
De acordo com o secretário, a nova gestão tem um plano de ação para os 100 primeiros dias que é baseado em promover o Destino São Luís dentro das redes sociais que permitam que a cidade tenha um maior reconhecimento dentro delas. Um dos planos futuros é fomentar o Ecoturismo através do turismo náutico na capital, unindo ele a tantos outros atrativos como o Centro Histórico, a gastronomia que tantas outras capitais nordestinas podem oferecer, mas com o acréscimo de toques de outras regiões do Brasil, como a Norte e também de outras culturas, como a francesa e a portuguesa.
“Trabalhar e explorar esse lado da cidade, um lado que temos como um grande atrativo que as pessoas gostariam de conhecer e precisam conhecer e nós vamos valorizar através da Secretaria de Turismo de São Luís”, afirmou Saulo.
Saulo Santos, Secretário de Turismo de São Luís.