Centro Histórico

Centro Histórico de São Luís passa por avaliação para reabilitação

O projeto é dividido em seis fases e atualmente encontra-se na fase de desenvolvimento das estratégias de adesão e reabilitação da região para recuperação da paisagem cultural

Prefeitura de São Luís avalia fase de reabilitação do Centro Histórico. Foto: Redação Agência (SECOM)

A prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (SEMISPE) assistiu, nesta semana, juntamente às equipes da Secretaria Municipal de Turismo (SETUR), da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (FUMPH) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) a apresentação do detalhamento do plano de adensamento do Centro Histórico de São Luís que foi realizada por especialistas no assunto.

O objetivo do projeto é ampliar o debate sobre as estratégias de valorização da paisagem cultural do Centro Histórico de São Luís.

O projeto é dividido em seis fases e atualmente encontra-se na fase de desenvolvimento das estratégias de adesão e reabilitação da região para recuperação da paisagem cultural. Outras fases do projeto são: levantamento e atualização de dados, diagnóstico, criação de plataforma digital e elaboração de um segundo programa de reabilitação do Centro Histórico com foco no segmento habitacional.

Além dos titulares da SEMISPE, Verônica Pires, SETUR, Saulo Santos, e FUMPH, Kátia Bogéa, também também esteve presente o superintendente do IPHAN no Maranhão, Maurício Itapary.

“Nosso Centro Histórico é um espaço de grandes oportunidades de desenvolvimento socioeconômico e a Prefeitura de São Luís está trabalhando para que isso seja potencializado. Estamos elaborando estratégias que contemplam a compreensão da natureza, das relações sociais e das culturas que constituem a paisagem cultural do local”, destacou  Verônica P. Pires (SEMISPE).

O estudo da fase de reabilitação contemplará os bairros no entorno do Anel Viário. Para definição das ações estão sendo considerados aspectos de inovação, sustentabilidade, diversidade e democracia.

Tatyana Medeiros, coordenadora geral do Programa de Revitalização do Centro Histórico, destaca também a importância da plataforma digital que está sendo criada. “Uma ferramenta desta natureza torna possível o compartilhamento de dados do Centro Histórico com a população, bem como proporciona a otimização da gestão pública”.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias