TURISMO NO MARANHÃO

Conheça 3 lagoas de águas cristalinas bem pertinho de São Luís

Locais viraram verdadeiras atrações para moradores das cidades próximas à capital maranhense e têm feito sucesso nas redes sociais

Reprodução

Dunas de areias branquinhas, inúmeras lagoas de águas doces e turquesas formam um cenário único no nordeste brasileiro. Considerados uma das belezas naturais mais fantásticas do Brasil, os Lençóis Maranhenses atraem turistas de todo o mundo. Não é à toa que é reconhecido como o principal ponto turístico do Maranhão.

Mas, para além dos Lençóis Maranhenses, o estado conta com outros locais turísticos, alguns, ainda pouco explorados. Para ajudar você a escolher o próximo destino da sua folga sem sair do Maranhão, O Imparcial selecionou três lagoas de águas cristalinas próximas à capital maranhense que têm feito sucesso nas redes sociais. Faça as malas e aproveite!

Lagoa do Barreiro Azul

Foto: Altiva Loureiro

Um verdadeiro paraíso azul. É assim que muitos definem a Lagoa do Barreiro Azul, localizada no Povoado Tingidor, em Paulino Neves. Distante cerca de 360 km de São Luís, o paraíso de águas azuis vem sendo descoberto aos poucos.

Segundo moradores da região, a origem da lagoa se deu pela extração de areia, que, com a água da chuva, encheu e nunca secou. Já a coloração da água é consequência da grande quantidade de tabatinga, um tipo de argila. Mesmo sendo água da chuva, a lagoa não contém nenhum reagente químico e é considerada própria para o banho.

Fato é que o encanto da Lagoa do Barreiro Azul tem atraído muitos turistas em busca desse novo paraíso. Para a influenciadora digital, Thaynara OG, o local rendeu fotos incríveis. “A escolha do lugar foi justamente por não conhecer essa região. É o tipo de passeio que eu já via pessoas indo para outras estados para fazer fotos lindas e quando descobri esse cenário também tinha em nosso estado fiquei muito feliz. Foi quando decidi que precisava conhecer e mostrar aos meus seguidores essa região linda”, revela a influenciadora maranhense  que contou com  a lagoa como um dos cenários de um ensaio fotográfico.

A beleza da lagoa também surpreendeu o casal Altiva Loureiro e Elton Gonçalves, que conheceram o local quase por acidente. “A gente foi por acaso. Nós estávamos indo para a cidade de Tutóia, mas um amigo nos contou que havia esse lugar, então eu e minha esposa decidimos conhecer. Nossa, valeu muito à pena! Têm tirolesa, barracas que vendem refeições e bebidas, aluguel de caiaques. A ideia que dá é que estamos no Caribe de tão azul que é a água”, conta o funcionário público, Elton Gonçalves.

Aposto que também ficou com vontade de conhecer esse paraíso, não é mesmo? Para ter acesso à lagoa, é preciso percorrer cerca de 6 km da cidade de Paulino Neves em estrada com asfalto e mais 2 km em estrada de terra, em carro traçado. Quem for de van saindo de São Luís, tem a possibilidade encontrar caminhonetes apropriadas que fazem o trajeto até a lagoa pelo valor de R$8,00 a R$10,00 por pessoa.

Lagoa das Andorinhas

Foto: Juliany Oliveira

Com quase 60 mil habitantes, a cidade de Santo Amaro é repleta de dunas fofinhas e lagoas de águas cristalinas. Uma delas é a Lagoa da Andorinha, que tem cerca de 800 metros quadrados. Com águas transparentes e com tons azulados, é o convite perfeito para um bom mergulho.

Diferente da cidade de Barreirinhas, que fica um pouco mais distante do Parque Nacional dos Lençóis, Santo Amaro conta com uma localização privilegiada quando o assunto são as dunas. Da própria cidade é possível ver o movimento dos Lençóis de areia branca, e em poucos minutos pode se chegar à Lagoa da Andorinha.

O trajeto de São Luís para a cidade tem cerca de 235 km de distância. Ao chegar à entrada da cidade, os turistas precisam deixar os carros pequenos estacionados e embarcarem em caminhonetes com tração nas rodas para entrar no pequeno povoado, percorrendo um trecho de areia de 2 km. A cidade conta com diversas pousadas e restaurantes com pratos típicos da região, o que torna a experiência completa.

Lagoa do Cassó

Localizado no município de Primeira Cruz, distante 207 quilômetros de São Luís, a Lagoa do Cassó é um destino turístico ainda pouco explorado. Mas o local chama atenção por sua fama de “Jericoacoara do Maranhão” devido às redes espalhadas em volta da lagoa quase transparente.

A lagoa possui águas mornas, límpidas e tranquilas, que atingem cerca de 20 metros de profundidade na época da cheia, quando desemboca no rio Preguiças. Além da lagoa, o povoado conta também com restaurantes e pousadas à beira rio.

Um dos caminhos para chegar à Lagoa é pela BR-135. Ao chegar na cidade de Bacabeira, pegue o retorno e dobre à esquerda, no sentido do município de Rosário. De lá, siga caminho, sentido Barreirinhas até Primeira Cruz. Desse ponto, o transporte segue em carros 4×4 até o povoado.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias