Qual a fauna de São Luís e onde encontrar?
Em São Luís, apesar de ser uma das capitais menos arborizadas do país, algumas espécies de animais típicos da floresta amazônica podem ser vistas.
Parque Estadual do Rangedor
O Parque Estadual do Rangedor possui rica diversidade de invertebrados e atua como refúgio para diversas espécies da fauna silvestre entre aves, répteis e mamíferos.
O Parque Estadual que tem um total de 122 hectares de área tem o objetivo de preservar o ecossistema natural de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas, desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, recreação e turismo ecológico. Macacos pregos, tatus, cotias e raposas, estão entre os animais que podem ser encontrados.
Segundo relatório da Secretaria Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) a Raposa (Dusicyon vetulus), é uma das especies presentes no parque Rangedor. É mais ativa à noite, mas também sai de sua toca durante o dia. Os animais dessa espécie vivem sozinhos. É carnívora e caça aves e pequenos roedores.
A Paca (Agouti paca) é um dos maiores roedores do Brasil perdendo em tamanho apenas para a capivara. O corpo é longo e robusto, com listras longitudinais brancas, interrompidas ou não, sob um fundo pardo-amarelado.