Conheça os encantos da cidade de Alcântara
Sobrados, igrejas e palácios são legados do período de ouro da vila que, no século 18, teve seu apogeu com as lavouras de cana-de-açúcar e de algodão
Como chegar à Alcântara?
Atualmente, três empresas fazem o percurso entre as duas cidades.
Em janeiro de 2018 apenas três empresas faziam a travessia da Baía de São Marcos com destino a Alcântara: Iate Biramar, Iate Barraqueiro e Iate Luzitana (a única que coloca os horários atualizados no site). O preço da passagem era o mesmo em todas elas, R$15,00 cada trecho (R$30,00 ida e volta), o que variava eram os horários de partida.
Leve em conta que os horários para ir de São Luís para Alcântara podem sofrer alterações de acordo com a maré, e os barqueiros orientam que o melhor a se fazer é ir até o terminal da Praia Grande na véspera e olhar os horários fixados nos guichês.
Uma dica para os turistas: programe o seu bate e volta para Alcântara durante o primeiro dia após a chegada em São Luís. Assim, se as condições do mar não forem favoráveis, você pode passear pelo Centro Histórico da capital e tentar ir para Alcântara no dia seguinte, sem prejudicar o seu roteiro.
Existem dois portos em São Luís, o da Praia Grande e o da Ponta d’Areia. O terminal da Praia Grande está localizado no Centro Histórico, a apenas 7 minutos do La Palma Hostel (69). O da Ponta da Areia, por sua vez, fica na área mais nova e nobre da capital. Por isso é importante chegar ao porto com ao menos 30 minutos de antecedência, para conseguir contornar imprevistos sem prejudicar a programação que você estabeleceu para o seu dia.
A viagem entre São Luís e Alcântara dura cerca de 1h30, os barcos possuem colete salva-vidas e boias a bordo, mas não há banheiro, e nem venda de comidas ou bebidas. Há lugares contados dentro dos catamarãs, mas não é marcado, basta chegar cedo e escolher o assento.
E então, gostou das dicas? Agora é só arrumar as malas e aproveitar!