TÔ DE FOLGA

Conheça os encantos da cidade de Alcântara

Sobrados, igrejas e palácios são legados do período de ouro da vila que, no século 18, teve seu apogeu com as lavouras de cana-de-açúcar e de algodão

Divulgação

Conhecida como “a cidade que parou no tempo”, Alcântara guarda um conjunto de mais de 300 construções coloniais – muitas em ruínas, como a Matriz de São Matias, cartão-postal da cidadezinha.

Sobrados, igrejas e palácios são legados do período de ouro da vila que, no século 18, teve seu apogeu com as lavouras de cana-de-açúcar e de algodão.  Algumas antigas residências que pertenceram aos barões ainda exibem marcas da ostentação, como sacadas de ferro, mirantes e azulejos trazidos de Portugal.

Não há grande oferta de restaurantes em Alcântara, mas todos servem os pratos típicos da região, sempre tendo os frutos do mar – acompanhados por farinha – como destaque. A maioria dos estabelecimentos fica na praia da Baronesa. Na hora da sobremesa, experimente os doces de espécie, vendidos por meninos nas ruas ou nas janelas das casas. Feitos com coco, também são excelentes pedidas para o cafezinho da tarde.

Doce de espécie. Foto: Divulgação

Há muito o que fazer em Alcântara, considerado um dos lugares mais encantadores do Maranhão, por sinal. A visita pode ser realizada em apenas um bate e volta a partir de São Luís com grupo de amigos ou família.  A cidade é histórica, mescla influências africanas, europeias e indígenas, principalmente na religião, música e dança.

Agora, vamos aproveitar um dia de folga e embarcar nessa aventura com algumas dicas do que se pode fazer, onde se hospedar e como chegar à Alcântara.

Próxima »1 / 4
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias