TURISMO

São Luís e São José do Ribamar estão com todas as praias impróprias para banho

Relatório divulgado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais revela quer todas as praias de São Luís e São José de Ribamar estão sujas

Embalagens plásticas são descartadas irregularmente nas praias de São Luís (Foto: Douglas Junior)

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) do Maranhão divulgou relatório nesta quinta-feira (27) revelando que todas as praias de São Luís e São José do Ribamar estão impróprias para banho. O monitoramento foi realizada entre os dias 25 de novembro e 23 de dezembro, acompanhamento semanalmente a condições de balneabilidade de 21 praias da Ilha.

Segundo nota divulgada pela secretaria, o lixo nas ruas da cidade foram levados até o mar pelas chuvas. “A ocorrência de chuvas no período em estudo contribuiu para a extrapolação dos Valores Máximos Permitidospara Enterococos, pelo carreamento de matéria orgânica oriunda da lavagem das vias públicas e drenagem fluvial para as águas marítimas, influenciando negativamente as condições de balneabilidade das praias”.

Veja Também

Entre os pontos analisados estão as Praias da Ponta D’areia, São Marcos, Calhau, Olho d’Água, Araçagy e Praia do Meio.

O monitoramento leva em consideração as densidades de coliformes fecais encontradas nas amostras. A recomendação é para não tomar banho nas praias impróprias, evitar o contato com os cursos d’água que afluem às praias, evitar a ingestão de água do mar e não levar animais à praia.

Segundo especialistas, os riscos do contato com água contaminada são a exposição a bactérias, vírus e protozoários, que podem levar a doenças ou infecções. As doenças mais comum nesses casos são gastroenterite, infecções de olhos, ouvidos, nariz, garganta e, em situações mais graves, disenteria, hepatite A, cólera e febre tifóide.

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS