SÃO LUÍS

Hotéis da Ilha preveem 10% a mais de movimento no Réveillon deste ano

Além do já tradicional Réveillon de Todos, São Luís contará com programação durante os dias que antecedem o Natal, garantindo agenda de eventos culturais ao longo de todo o mês de dezembro

Reprodução

As festas de fim de ano em São Luís devem aquecer o turismo na capital maranhense em 2018. A expectativa do setor é de crescimento de até 10% na ocupação em hotéis e pousadas, em relação à movimentação do ano passado.

Saulo Bezerra, gerente geral de um hotel próximo à orla de São Luís, celebra a venda de quase todas vagas disponíveis para o fim do ano: “Em 2017, tivemos mais de 90% dos quartos ocupados. Este ano só não vendemos todas as reservas ainda porque decidimos segurar um pouco mais em função da alta demanda.

A dirigente sindical Mary Silva, que atua no setor de turismo há 20 anos, diz ver “um esforço muito grande do governo para incrementar o setor, com um trabalho que rendeu ao Maranhão este ano a presidência do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais do Turismo (Fornatur), uma instituição que agrega todos os estados”.

“Esse reconhecimento por si só já mostra a mobilização do governo para a importância do tema”, acrescenta.

Mary Silva diz ainda que divulgação nacional mostrando que São Luís é o destino turístico mais procurado para o ano que vem também ajudou a alavancar o interesse dos visitantes pela cidade.

“As reportagens mostrando que a cidade é o local mais procurado pelos turistas para viagens em 2019 sem dúvida alavancaram o turismo na cidade também para as festividades do ano novo”, explica.

Além do já tradicional Réveillon de Todos, São Luís contará com programação durante os dias que antecedem o Natal, garantindo agenda de eventos culturais ao longo de todo o mês de dezembro.

“Desde 2015, o governador Flávio Dino tem investido na estruturação do Natal e Réveillon de Todos, com vasta programação cultural, reforço da segurança pública e apoio aos turistas. O resultado é que ano a ano cresce o número de visitantes na capital maranhense, em especial turistas de Estados vizinhos, para aproveitar sobretudo as festividades do Réveillon de Todos”, explica o Secretário de Cultura e Turismo, Diego Galdino.

Calendário turístico

Para o presidente do Sindicato Empresarial de Alimentação e Hospedagem do Maranhão (Sehama), Paulo Humberto Coelho, é importante que o Governo fortaleça a implantação de um calendário turístico para garantir a divulgação do Estado como um dos principais destinos do Brasil.

“A implantação de um calendário de eventos é fundamental para a programação do trade turístico. Assim podemos ofertar aos visitantes uma agenda de atrações com antecedência para que eles possam se preparar”, diz.

“Enfrentamos muitos desafios e dificuldades, mas o Réveillon, por exemplo, atrai sempre muitos turistas, especialmente do Pará, Piauí e Tocantins. Neste ano, certamente teremos uma movimentação maior em relação ao ano passado. O governador Flávio Dino é muito aberto para o diálogo”, acrescenta Coelho.

O secretário adjunto de Turismo, Hugo Veiga, diz que já foi iniciada a organização do calendário para o ano que vem. “Nós já estamos construindo as ações para 2019, esperamos trabalhar com segmentação turística, mais produtos turísticos e com um calendário bem formatado”.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias