internet

Entenda as principais configurações de domínios de sites para iniciantes

Saiba os pontos cruciais sobre as configurações de elementos necessários para gerir um site.

Mas não é só a criação de um site que assegura uma qualificada presença digital para o seu negócio ou projeto na internet. (Foto: Reprodução)

Não é difícil criar e gerenciar um site hoje em dia. Sistemas de CMS como o WordPress e o Webnodetornam a tarefa de criação fácil até mesmo para quem é totalmente leigo em linguagens de programação.

Mas não é só a criação de um site que assegura uma qualificada presença digital para o seu negócio ou projeto na internet. Além do site com um design responsivo, de fácil navegação e com um layout que é um deleite para os olhos, há ainda um outro detalhe: o domínio.

O domínio é um elemento importante para a credibilidade e o marketing da sua empresa e marca na web. Ele é o endereço eletrônico, o nome pelo qual o seu negócio será conhecido na internet.

No entanto, após efetuar a compra do seu domínio, você deverá efetuar a configuração dele. Mas calma, assim como a criação de um site não é mais um mistério para muitos, a configuração do seu domínio também não é, inclusive, pode ser realizada por iniciantes.

Sabendo disso, separamos alguns pontos cruciais sobre as configurações dos domínios e o que cada um deles representa. Então não deixe de conferir esse artigo que preparamos para você.

Compra e registro de domínio – Entenda como funciona

A compra e o registro de domínio compreendem um passo importante para a sua presença online. Tudo inicia com a escolha ideal de nome para domínio. Aqui as regras são simples e diretas. 

Sendo assim, quando se trata de ter um domínio ideal você deve evitar:

  • Nomes compridos
  • Palavras com muitas letras
  • Letras e números

Seguindo esses três procedimentos básicos você já tem condições de criar um domínio de fácil compreensão e memorização. Lembre-se: a tão falada e valorizada experiência de usuário inicia logo nessa etapa.

Além disso, você pode usar para isso uma ferramenta que auxilia na busca pelo domínio ideal. Hoje em dia as melhores empresas de hospedagem de site na internet disponibilizam esse recurso.

Desse modo você pode encontrar com mais facilidade até mesmo o TLD ideal para o seu domínio. O TLD (também conhecido como extensão) é o sufixo do domínio, ou seja, aquelas três letrinhas no final do nome.

Uma dica interessante é optar por uma extensão que tenha uma relação de identificação com o seu projeto. O TLD mais conhecido é o “.com”, mas dependendo do seu negócio você pode escolher outro, como o “.org”, “.shop”, “.net”, “info”, o “.tech” ou outra alternativa viável.

Não custa lembrar também que as boas empresas de hospedagem permitem que você efetue, por meio delas, o processo de registro de domínio. Outra opção é a realização do registro por meio do site Registro.br.

Zona DNS – Saiba o que é e como configurar

O termo DNS vem do inglês e é a sigla para Domain Name System, ou Sistema de Nomes de Domínio. Esse sistema é importante para associar nomes de domínios a endereços de IPs numéricos.

Já uma Zona de DNS é um espaço constituído por Entradas de DNS. Essas entradas são registros de configuração que servem para estabelecer em que servidor está hospedado um site, um subdomínio, um e-mail ou outro elemento importante para a sua presença digital.

Nesse cenário, saber como configurar zona DNS é uma maneira de ter ainda mais autonomia na gestão do seu site, possibilitando, inclusive, apontar o seu domínio para outro endereço.

Conhecendo os principais tipos de registros de DNS

Para realizar a configuração, é importante ter em mente quais são os principais tipos de registro de DNS. E para isso, explicaremos um pouco sobre cada um deles na sequência. 

Registro A

Ele também é conhecido como Registro de Host DNS. A configuração dele é importante porque permite apontar o seu domínio para um outro endereço de IP.

Para realizar a configuração desse registro, você deve acessar a opção “Editar” no seu painel de controle da hospedagem e efetuar as mudanças solicitadas nos campos de alteração.

Registro CNAME

Também chamado de Registro de Nome Canônico, ele permite criar um domínio particular que funciona como um alias para outro domínio. A partir daí, se os usuários colocarem um dos nomes de domínios alias nos seus navegadores, eles serão conduzidos para o mesmo endereço de IP.

A vantagem disso é dispensar a necessidade de estabelecer vários registros A apenas para apontar muitos domínios para o mesmo endereço de IP.

Lembre-se que para configurar um novo registro CNAME, é preciso inserir outros dados além do TTL. É necessário ainda inserir o domínio ou subdomínio alias no campo Nome. Enquanto isso, no campo Objeto é preciso colocar o domínio para o qual o alias vai apontar.

Registros MX

Ele é o registro que mostra um servidor de host de e-mail utilizado para como correio eletrônico recebido por um domínio específico.

Na prática, caso um registro MX seja desenvolvido para o domínio minhaempresa.com.br, é possível perfeitamente receber e-mails via o endereço @minhaempresa.com.br.

Para efetuar a configuração desse registro DNS é preciso colar nos campos disponibilizados o endereço de servidor de e-mail que você pretende usar.

Há também a possibilidade de acrescentar vários servidores de e-mail e organizá-los seguindo uma hierarquia que você considere melhor. Lembre-se que o de menor número terá prioridade na sua lista.

Registro TXT

Ele possibilita que os administradores do domínio acrescentem notas que podem ser lidas tanto por usuários humanos quanto pelo sistema.

O Registro TXT não influencia de forma direta as suas configurações de DNS, porém ela é importante pelo fato de levar para outras partes as informações consideradas cruciais acerca do seu domínio. Além disso, é possível contar com mais de um registro TXT na zona DNS.

Registro SRV

Esse registro conecta um hostname com uma funcionalidade específica. Em relação a outros tipos de registros DNS, os SRV acumulam uma maior quantidade de informações.

Outro ponto importante é que a configuração de um registro SRV orienta as aplicações caso você queira achar as suas preferências para determinadas funções.

O processo de configuração do Registro SRV deve iniciar com o preenchimento do nome em um formato específico.

Além disso, é necessário inserir uma “porta” para ele. A porta consiste em um número que permite a um computador distinguir os tipos de tráfego. Para isso, você deve inserir o número da porta atribuído ao serviço.

Conclusão 

Entender sobre as configurações de domínios e configurar uma zona DNS traz mais autonomia para a gestão do site que você deseja criar.

Essa prática também pode melhorar a experiência do usuário em relação ao seu site, visto que o DNS é importante para proporcionar a comunicação entre endereços de IP e domínios de fácil leitura para as pessoas.

Isso facilita a interação e o acesso dos usuários com o seu site, otimizando ainda mais a sua presença digital.

E aí, viu como é importante conhecer mais sobre as possibilidades de configurações e personalizações de elementos importantes para o seu site?

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias