Programa de inclusão digital do Maranhão deve atender 1.300 escolas estaduais
O Maranhão está entre os seis estados brasileiros com mais de 10% das escolas sem acesso à internet.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos, José Reinaldo Tavares, acompanhado do presidente da Maranhão Parcerias (MAPA), Antonio Nunes, esteve em audiência nesta quinta-feira (26) com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
O objetivo da reunião foi solicitar inclusão digital ao estado que possui o segundo menor percentual de domicílios com acesso à internet do país (IBGE/PNADC 2019).
O ministro não somente atendeu à demanda como apresentou um cronograma para 1.300 escolas estaduais que deverão receber, até abril deste ano, conexão de internet.
De acordo com o Painel Conectividade nas Escolas, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Maranhão está entre os seis estados brasileiros com mais de 10% das escolas sem acesso à internet.
Veja outros estados: Acre (46,0%), Amazonas (40,9%), Roraima (36,1%), Pará (27,9%), Amapá (27,5%) e Maranhão (11,9%). 89,6% das escolas maranhenses não possuem laboratório de informática.
O presidente da MAPA também questionou sobre o uso de recursos do Fundo de Universalização de Serviços de Telecomunicações (FUST).
O fundo tem por finalidade proporcionar recursos destinados a cobrir a parcela de custo exclusivo para cumprimento das obrigações de universalização de serviços de telecomunicações, que não possa ser recuperada com a exploração eficiente do serviço.
As verbas do FUST agora podem financiar projetos que promovam a democratização da internet e de novas tecnologias. O ministro Juscelino informou que o edital para financiamento de pequenos e grandes provedores sairá em um prazo de 100 dias.
“Inclusão digital é também inclusão social. Não há como pensarmos o desenvolvimento do Maranhão sem inclusão digital. E hoje saímos satisfeitos da reunião com o ministro Juscelino porque um passo importante será dado agora neste sentido”, avaliou o secretário e ex-governador José Reinaldo.
Acompanhe e siga nossas redes sociais:
Instagram, Twitter e Facebook, além de compartilhar e comentar. Denúncia, vídeos, fotos e sugestões: Mande no Whatsapp – (98) 99144-5641