FALHA

Twitter confirma que mais de 5 milhões de contas tiveram dados vazados

Criminosos tentaram vender os dados em um fórum de hackers por US$ 30 mil antes que as falhas fossem corrigidas.

Falha de segurança expôs os dados de milhões de usuários do Twitter. (Foto: Reprodução)

O Twitter confirmou que corrigiu uma falha de segurança que expôs os dados de 5,4 milhões de contas de usuários da plataforma. Os invasores tiveram acesso a nomes das contas associadas a certos endereços de e-mail e números de telefone (incluindo contas secretas de celebridades).

Em janeiro deste ano, o Twitter recebeu um documento que informava os bugs em sua plataforma. Com essa ajuda, a empresa conseguiu corrigir o problema, porém um hacker conseguiu explorar a falha antes que o Twitter ficasse sabendo.

Segundo a Restore Privacy, os criminosos tentaram vender os dados em um fórum de hackers por US$ 30 mil. Depois de conferir as informações postadas no fórum, o Twitter confirmou que seus dados de usuários foram comprometidos.

Respostas

“Nós estamos publicando essa notícia porque não pudemos confirmar todas as contas que foram potencialmente impactadas, e estamos particularmente atentos às pessoas com contas pseudônimas que podem ser alvos do Estado ou de outros agentes”, relatou o Twitter.

Em resposta aos usuários, o Twitter afirmou que a falha atingiu principalmente ‘contas pseudônimas’, que entende o risco do incidente e “lamenta profundamente que isso tenha acontecido”.

“Conta pseudônima” são contas que os indivíduos não usam seu verdadeiro nome ou qualquer outro dado que possa remeter à sua pessoa física.

Prevenção

Mesmo sem saber a quantidade exata de contas afetadas, o Twitter recomendou que os usuários utilizem a autenticação de dois fatores, e também usar e-mails ou números de telefone que não sejam ligados publicamente à conta que eles não querem estar associados.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias