Pesquisa inédita revela consumo de mídia em São Luís
A pesquisa entrevistou 1.500 pessoas em janeiro de 2020 em São Luís – bairros da cidade – totalizando 10 regiões
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A pesquisa trouxe dados detalhados e dinâmicos das preferências dos ludovicenses. Foto: Divulgação
Veículos de imprensa de São Luís na manhã desta terça-feira (14), em uma coletiva on-line puderam observar que cruzar dados demográficos, cenários de consumo e preferências de mídia pode ser feito na Pesquisa de Mídia e Consumo 2020 – São Luís e tornar o planejamento das ações muito mais assertivas.
A inovação no mercado da capital maranhense foi realizada pelo Grupo de Agências de Propaganda do Maranhão, a Pesquisa de Mídia e Consumo 2020 – São Luís e trouxe dados detalhados e dinâmicos das preferências dos ludovicenses, tendo como base referências demográficas (gênero, faixa etária, classe econômica e bairro), preferências de mídia (tv, rádio, jornal, mídia digital, mídia externa) e cenários de consumo como moradia, transporte, varejo (roupa, bebidas), operadoras de telefonia, educação e outros.
Por meio desses referenciais, é possível montar cenários específicos e analisar, de forma mais clara, onde está o seu público, consumindo que tipo de mídia, horários e preferências, assim, possibilitando o investimento e ações de marketing mais assertivas.
“Há alguns anos tentávamos realizar uma pesquisa local que trouxesse para o mercado dados mais detalhados e em um formato digital. Em 2019, conseguimos reunir 10 agências locais com esse objetivo. Mais que uma pesquisa, criamos uma plataforma dinâmica de cruzamento de dados e inteligência de mercado”, revela Felipe Ladeira, representante do Grupo das Agências de Propaganda do Maranhão e sócio da Quadrante Brasil.
A pesquisa entrevistou 1.500 pessoas em janeiro de 2020 em São Luís – bairros da cidade – totalizando 10 regiões. Foram mais de 170 mil respostas tratadas e organizadas pela metodologia utilizada.
Mercado
No Grupo de Agências que financiou a pesquisa estão ainda: 712 Propaganda, AG10 Propaganda, Canal Comunicação, Clara Comunicação, Mallmann Marketing, Mettos Comunicação, Phocus Propaganda, Pirueta e Sofia Comunicação.
A eficiência do trabalho no desenvolvimento das campanhas também se dá pela facilidade de acesso à plataforma da pesquisa. Totalmente digital, ela pode ser acessada de qualquer aparelho – do computador ao smartphone -, online.
Durante a coletiva foi possível conhecer a plataforma vê-la funcionando em tempo real com os cruzamentos de dados e os cenários montados que resultam em dados específicos para cada escolha. A Pesquisa de Mídia e Consumo 2020 – São Luís é acessada na íntegra pelas 10 agências do Grupo que a financiou. Dados gerais serão disponibilizados para o mercado sem ônus. E em nenhuma circunstância dados relativos a veículos de comunicação, emissoras, programas podem ser divulgados
ou utilizados publicamente.
Veja alguns dados sobre mídia em São Luís:
TV
Preferência: 64,07% preferem TV aberta // 19,04% preferem TV por assinatura // 16,89% preferem tv por streaming.
Entre as mulheres, a preferência pela TV aberta. Ela é a preferida para 66,22% das mulheres ouvidas. A TV por streaming é a segunda em preferência entre elas, subindo para 17,12%.
Já entre os homens, a preferência muda. Apesar da TV aberta continuar sendo a opção para a maioria, entre os homens ela cai para 61,99%. Por sua vez, a TV por assinatura é que fica no segundo lugar, com preferência de 21,35% dos homens, seguida do streaming por 16,67%.
Dados da TV aberta:
A TV aberta tem uma penetração diária de 56,60%. Semanalmente, esse índice chega a 79,53%. Entre os horários mais assistidos está de 20h às 22h, seguido pelo horário das 18h às 20h. Dos entrevistados na pesquisa, 51,35% disseram assistir TV aberta nesse intervalo entre 18h e 22h.
Quem mais assiste a TV aberta são as mulheres: 56,86%, sendo o horário das 20h às 22h o preferido por 32,27% delas.
Dados da TV assinatura:
No cenário da TV por assinatura, o horário de 20h às 22h é o mais assistido, com 34,58%, se mantendo nesse patamar tanto entre as mulheres, quanto entre os homens.
Rádio
As rádios em São Luís, entre os entrevistados da pesquisa, têm um alcance de 20,73% diário, e um acumulado semanal de 40%, se levar em consideração quem escutou rádio nos últimos sete dias.
Se comparadas aos serviços de streaming, a preferência do público de São Luís é pela rádio: 68,46% dos entrevistados. Entre os que preferem streaming, as mulheres são a maioria, chegando a 22,88%, contra os 19,32% dos homens que têm essa preferência. No contraponto, a preferência por rádios é maior entre os homens, com 72,98%; já entre as mulheres, são 63,71%.
Se levarmos em consideração as classes econômicas, na classe A e B1, 49,59% preferem ouvir rádio; o streaming tem a preferência de 36,36% dessas pessoas. Já na classe C2, D e E, essa preferência por rádio alcança 80,26%. O streaming possui apenas 12,72% de preferência.
O horário que as rádios mais são ouvidas em São Luís, na amostragem da Pesquisa de Mídia e Consumo 2020, é no intervalo de 9h às 12h, com uma fatia de preferência de 25,23% dos entrevistados. Outros dois horários que brigam por essa preferência são de 6h às 9h, com 22,92%, e 12h às 15h, com 22,22%. Juntos chegam aos 70% de preferência.
Jornal
Dos entrevistados, 35,26% afirmaram ler jornal pelo menos uma vez semanalmente. Deles, 44,02% preferem ler na internet e 37,97% preferem o impresso. Entre as mulheres, o jornal na internet é preferência com 46,06%, sendo 34,36% aquelas que preferem impresso. Já entre os homens, impresso e internet empatam: 41,09% e 41,86% respectivamente.
Mídia digital
Falando das mídias digitais (sites, redes sociais etc), 67,40% dos entrevistados afirmam usá-las. E 78,84% dos que usam, é via smartphone. E quem mais usa são as mulheres – 70,64%, contra 64,19% de homens.
No acesso às redes sociais, 54,47% dos entrevistados afirmaram utilizá-las todos os dias, sendo as mulheres (54,59%) maioria. Na faixa etária, dos entrevistados, os que mais utilizam têm entre 25 e 39 anos.