Tratamento bucal

Em São Luís, Secretaria de Estado da Saúde oferece atendimento odontológico a pessoas da terceira idade

O serviço inclui consultas, procedimentos dentários e encaminhamentos, para prevenir e controlar doenças e problemas bucais

Atendimentos odontológicos (Foto: Divulgação)

Pensando na qualidade de vida das pessoas, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), oferece atendimento odontológico completo para a terceira idade, na Policlínica do Idoso, na cidade de São Luís. O serviço inclui consultas, procedimentos dentários e encaminhamentos para especialidades na rede Sorrir, com objetivo de prevenir e controlar doenças e problemas bucais, com perda de dentes, cáries e mau hálito.

A paciente Laurineide Pereira da Silva Nascimento, de 66 anos, moradora do bairro Novo Angelim, buscou o serviço odontológico da policlínica pela primeira vez. “O procedimento foi bom. Como sou diabética, precisei de cuidados extras, e recebi todas as orientações do dentista”, afirmou. 

O coordenador do serviço de odontologia da Policlínica do Idoso, Cássio Silveira, ressaltou os avanços significativos na atenção à saúde bucal dos idosos. “Nosso serviço é de atenção primária, o que significa que é o primeiro contato do paciente com a rede de saúde. Realizamos triagens, atendemos as necessidades básicas como limpeza, raspagem de tártaro e restaurações, e encaminhamos para outras especialidades quando necessário”, explicou Silveira.

Ele também destacou o desenvolvimento de protocolos rigorosos para procedimentos de cirurgia segura, considerando as condições de saúde específicas da população idosa, como diabetes e hipertensão. “Nosso objetivo é garantir que cada paciente tenha um atendimento seguro e eficaz”, completou.

Com mais de três anos de funcionamento, a Policlínica do Idoso já realizou 1.003.173 atendimentos, com destaque para as 83.433 consultas médicas e 34.034 procedimentos odontológicos.

Além do atendimento odontológico, a unidade oferece serviços em 12 especialidades médicas, laboratório de análises clínicas e outros atendimentos multidisciplinares, como fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição, psicologia, fonoaudiologia e assistência social, entre outros. A unidade da rede estadual de saúde é gerenciada pelo Instituto Acqua.

*Fonte: Governo do Maranhão

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias