Governo celebra 411 de São Luís e saúde reforça compromisso com o aprimoramento do SUS
O fortalecimento dos serviços na capital faz parte do cuidado da gestão estadual com a população.
A população de São Luís conta com uma rede estadual de saúde de média e alta complexidade ampla e diversificada. O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), ultrapassa 30 unidades da rede estadual, entre hospitais, maternidades, serviços de reabilitação e urgência.
O fortalecimento dos serviços na capital faz parte do cuidado da gestão estadual com a população.
No ano em que São Luís completa 411 anos, o secretário de estado de Saúde, Tiago Fernandes, chama atenção para novos serviços entregues na cidade.
“A gestão do governador Carlos Brandão possui o compromisso de cuidar dos maranhenses e não poderia ser diferente com a população de São Luís. Os investimentos em novas unidades como o TEA 12+ e a entrega de serviços inovadores, como a Unidade de Queimados do Hospital da Ilha, ambos entregues em 2023, fazem parte desse cuidado, que beneficia quem mora em São Luís e também de todo o Maranhão”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Em São Luís, no âmbito do enfrentamento das zoonoses, a SES promoveu a implantação do Diagnóstico Molecular da Raiva Animal pelo Instituto Oswaldo Cruz/Laboratório Central do Estado do Maranhão (IOC/Lacen-MA). Com a medida, o Maranhão passou a ser o quarto estado a realizar o serviço no país.
A SES expandiu o serviço de ressonância magnética na Policlínica da Criança. No Hospital Nina Rodrigues (HNR), unidade que integra a Rede de Saúde Mental, inaugurou o Centro de Neuromodulação por Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) e mais dois novos ambulatórios especializados, sendo um para o atendimento de pacientes com depressão resistente e o outro destinado ao tratamento de quadros de psicose.
Na capital maranhense, entre os equipamentos da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Emserh gerencia seis hospitais, seis policlínicas e cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Em 2023, foram realizados 1.896.770 de atendimentos.
“Nesta data em que São Luís completa 411 anos, não podemos deixar de comemorar também os avanços na área da saúde. São diversas ferramentas que foram criadas e serviços que foram expandidos para melhor atender aqueles que nos procuram, sempre com dedicação e profissionalismo. Conscientes de nossa missão, lutamos incansavelmente por uma saúde ainda mais exemplar. Viva São Luís! Viva o Maranhão”, disse o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcello Duailibe.
Em agosto, os benefícios do Programa Cuidar de Todos – Atenção Primária, lançado pelo Governo do Maranhão, onde o protagonismo dos municípios será retomado, pois a Unidade Básica de Saúde é a porta de entrada do SUS. Em São Luís, a população foi beneficiada com a primeira edição do Programa ‘Cuidar de Todos em Ação’ e ‘Cuidar de Todos em Ação – Saúde animal’ realizados, respectivamente, nos meses de agosto e setembro, no bairro da Liberdade.