novidade

Hemodinâmica congênita: novo serviço do Hospital São Domingos para o tratamento das doenças do coração

O Hospital São Domingos é o primeiro centro de saúde do estado da rede privada com especialista hemodinamicista congênito.

O Hospital São Domingos conta com Serviço de Hemodinâmica. (Foto: Divulgação/HSD)

O Hospital São Domingos tem um novo serviço para o tratamento das cardiopatias congênitas. Para cuidar das doenças que podem afetar o coração até mesmo antes do nascimento, o Serviço de Hemodinâmica conta agora com médica especialista hemodinamicista congênito.

“A hemodinâmica congênita já é uma realidade presente em diversos centros de saúde do país e hoje, retorno ao Maranhão como a primeira médica especialista na área a fim de mudar o cenário e a perspectiva de vida dos pacientes portadores dessas doenças no nosso estado. Fico feliz ao poder informar a todos que o Hospital São Domingos é o primeiro hospital da rede privadas do estado o disponibilizar em primeira mão esse Serviço”, declara a médica Dra. Laís Carvalho, médica hemodinamicista congênita do Hospital São Domingos.

A médica explica que as cardiopatias congênitas são doenças estruturais do coração presentes desde o nascimento que acomete 1 em 100 nascidos vivos e podem estar associadas as síndromes genéticas ou alterações em outros órgãos.

“A cardiopatia congênita é qualquer anormalidade na estrutura ou função do coração que surge nas primeiras oito semanas de gestação, quando este órgão é formado. Estas alterações podem causar disfunções no desenvolvimento do feto, podendo afetar o paciente ao longo da vida”, complementa.

O tratamento

O cateterismo cardíaco é um procedimento que consiste na inserção de um cateter flexível em vasos calibrosos da perna, do braço ou do pescoço, a fim de diagnosticar e tratara essas doenças. 

As principais doenças tratadas pelo cateterismo cardíaco são as oclusões de defeitos, como persistência do canal arterial, comunicação interatrial e interventricular. O procedimento também pode tratar coartação da aorta, estenose da valva aórtica e valva pulmonar.

“O hemodinamicista congênito é o médico especialista que atende desde o nascimento até a fase adulta os pacientes portadores de cardiopatia congênitas e capacitado para realizar o cateterismo cardíaco nesses pacientes. Hoje, com o progresso da medicina, algumas cardiopatias congênitas podem ser tratadas pelo cateterismo cardíacos que eram anteriormente tratadas apenas com a cirurgia cardíaca convencional. Com esse procedimento menos invasivo, temos um menor tempo de duração do procedimento, menor tempo de internação, com retorno mais precoce das atividades diárias e um resultado equivalente à cirurgia cardíaca”, destaca a médica.

Atendimento

Para um cuidado completo da saúde do coração, os pacientes do Hospital São Domingos contam Serviço de Cardiologia completo, composto por cardiologistas clínicos, intensivistas, ecocardiografistas, cirurgiões cardíacos e hemodinamicistas. 

Já para os atendimentos de eventos agudos, a Emergência Cardiológica conta com uma equipe treinada para o atendimento às urgências cardiológicas, recursos que permitem o diagnóstico preciso e o tratamento rápido e protocolos assistências, como o Protocolo de Dor Torácica, por exemplo, para oferecer uma assistência médica imediata.

Agende sua consulta com um de nossos especialistas pela nossa Central de Atendimento, no número (98) 3216 8100 ou pelo WhatsApp (98) 991094459.

* Via Assessoria

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Envie sua denúnciavídeofoto ou sugestão:

Whatsapp da Redação: (98) 99144-5641

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias