Após queda de casos da Covid-19, Anvisa flexibiliza uso de máscara em hospitais
Em atualização de nota técnica nesta segunda-feira (3), o órgão determinou a flexibilização do uso de máscaras.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária atualizou a nota técnica que estabelece orientações para os serviços de saúde sobre as medidas de prevenção e controle contra a covid-19. Uma das principais alterações é referente ao uso de máscaras, devido a queda no número de casos e de óbitos a Anvisa flexibilizou o uso de máscaras.
A Anvisa determina que a partir de agora a utilização da máscara deve ser utilizada para em algumas pessoas em determinados casos.
São eles os pacientes com sintomas respiratórios ou positivos para a covid-19 e seus acompanhantes; pacientes que tiveram contato próximo com caso confirmado durante o período de transmissibilidade da doença (últimos 10 dias); profissionais que fazem a triagem de pacientes; profissionais do serviço de saúde, visitantes e acompanhantes presentes nas áreas de internação (enfermarias, quartos de internação, corredores da internação).
A Agência disse que considerou as discussões técnicas sobre o assunto para tomar a decisão, e reforçou a importância de continuar o uso de máscaras nos serviços de saúde para os acompanhantes e os visitantes de pacientes internados.
A orientação é permanecer com a proteção facial durante a permanência no ambiente hospitalar, inclusive na enfermaria onde o paciente estiver. “O objetivo dessa medida é prevenir contaminações e transmissão de covid-19 no ambiente hospitalar e proteger pacientes, acompanhantes, visitantes e outros profissionais”, disse a Anvisa em nota.