Veja dez dicas para aproveitar a folia de carnaval com saúde e segurança
Não importa se você vai pular carnaval na praia, na rua, no baile, na escola de samba, no clube, aproveite a festa de maneira responsável.
O carnaval é uma das maiores manifestações culturais do Brasil. São quatro dias oficiais de muita festa e diversão, com programações que arrastam multidões pelas ruas das cidades de todo o País.
É tradição cobrir o corpo com fantasia, muitas cores e brilho, mas para garantir que a celebração seja segura e saudável são indispensáveis outros cuidados, principalmente, os ligados à saúde e bem-estar dos brincantes.
“É comum neste período do ano realizarmos atendimentos médicos de pessoas se queixando de náuseas, dor de cabeça, vômitos, mal-estar pelo consumo excessivo de bebida alcoólica, fadiga e diarreia”, afirma a médica Gisele Abud.
Para se manter saudável, seguro e ficar longe dos riscos de mal-estar, a médica elencou uma lista de precauções, que considera fundamental, para pular o carnaval sem peso na consciência.
- Opte por roupas leves e confortáveis;
- Antes da folia, faça uma alimentação leve e saudável;
- Consuma bastante água;
- Por ser verão, não esqueça do protetor solar;
- Use camisinha e fique protegido de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs);
- Se for viajar, confira se está com a vacinação em dia;
- Não esqueça do documento de identificação atualizado (RG ou CNH);
- Se ingerir bebida alcoólica, cuide do seu copo e não dirija;
- Fique próximo dos seus amigos;
- Não é não! Saiba ouvir e dizer não. Isso vale para abraço, toque, beijo etc.
Não importa se você vai pular carnaval na praia, na rua, no baile, na escola de samba, no clube, aproveite a festa de maneira responsável.
“Estar com trajes confortáveis, ter feito uma boa alimentação com salada, grelhados e sucos, beber bastante água, principalmente porque estamos no verão, são as dicas chaves para que a diversão não traga prejuízos para sua saúde”, afirma a médica.
Para quem é portador de doenças crônicas (hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares etc.), tem algum tipo de alergia ou usa prótese, a médica aconselha que a pessoa leve um aviso, para facilitar o atendimento em caso de emergência médica.
A profissional alertou também para a permanência dos cuidados relacionados a doenças respiratórias, como tosse, amigdalite e gripe, que neste período precisa de atenção, devido ao aparecimento contínuo de novas variantes da Covid-19.
A médica finaliza recomendando atenção redobrada nas estradas. “É primordial usar cinto de segurança, não utilize o celular enquanto dirige, esteja descansado, e se a viagem for longa faça pausas para alimentação e outras necessidades do corpo”.