bem-estar

Pacientes do Creaispi recebem tratamento complementar com musicoterapia

O objetivo é promover o bem-estar de pacientes com depressão, Alzheimer e outras doenças.

As atividades de musicoterapia ocorrem nas tardes de terças e quartas-feiras, de forma individual ou coletiva, de acordo com as necessidades do plano terapêutico de cada paciente. (Foto: reprodução)

O Centro de Referência Especializado de Atenção Integral a Saúde da Pessoa Idosa do Maranhão (Creaispi) em São Luís, trata, de forma complementar ao tratamento médico, pacientes com depressão, Alzheimer e outras doenças degenerativas.

O objetivo é promover saúde e bem-estar a partir de estímulos musicais que resgatem memórias e melhorem a qualidade de vida dos pacientes é o objetivo da musicoterapia, técnica que vem sendo utilizada pelo

As atividades de musicoterapia ocorrem nas tardes de terças e quartas-feiras, de forma individual ou coletiva, de acordo com as necessidades do plano terapêutico de cada paciente. Salas amplas, climatizadas, coloridas e com os recursos necessários.

É nesse ambiente que os idosos praticam exercícios de respiração e relaxamento, técnicas vocais, cantam, tocam instrumentos, ouvem canções, participam de jogos musicais, compõem, recriam, entre outras experiências musicais que estimulam a socialização, as funções cerebrais e os movimentos corporais.  

O Creaispi é um equipamento que integra a rede estadual de saúde e a musicoterapia é adotada como tratamento complementar à medicina convencional, prevista pela Política Nacional de Prática Integrativas (PNPICS).

As sessões no Creaispi são semanais e contemplam diferentes grupos terapêuticos, como Alzheimer, Parkinson, ansiedade e depressão, entre outras patologias. Há, ainda, a turma de reabilitação, voltada para idosos em tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Atendimentos

Inaugurado em março de 2022, o Creaispi é o primeiro Centro de Referência Especializado de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa do Maranhão.

Destina-se ao atendimento de idosos que, após avaliação geriátrica, apresentem a necessidade de abordagem multidisciplinar especializada. Fica localizado na Cohab e funciona no espaço do antigo centro social do bairro. 

Desde que foi implantado, há menos de um ano, o Creaispi realizou aproximadamente 3.500 atendimentos com musicoterapia.

A maioria do público é de São Luís, mas o espaço atende também idosos de Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa – municípios localizados no entorno da capital.

Acompanhe e siga nossas redes sociais:
InstagramTwitter Facebook, além de compartilhar e comentar. Denúnciavídeosfotos sugestões: Mande no Whatsapp – (98) 99144-5641

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias