proteção

Iniciará campanha de vacinação bivalente contra Covid-19, em São Luís

Campanha está prevista para começar no próximo dia 27, na capital maranhense.

(Foto: Reprodução)

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), está preparando a campanha de vacinação bivalente contra a Covid-19, prevista para começar no próximo dia 27, na capital maranhense.

A ação vai seguir o cronograma do Ministério da Saúde, realizando a vacinação escalonada, de acordo com os grupos prioritários. A Semus já está realizando a capacitação técnica dos profissionais que serão responsáveis pela aplicação da vacina na rede municipal de saúde. 

Nesta campanha, será utilizada a vacina bivalente Pfizer, que oferece proteção contra mais de uma variante do vírus.

“Desde o início da pandemia o coronavírus sofreu mutações, que resultaram em formas mais graves da Covid e reduziram a eficácia dos imunizantes que vinham sendo utilizados”, explicou o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes.

“Essa campanha marca uma nova fase, pois vamos usar a vacina bivalente, com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante ômicron”, disse.

De acordo com a orientação do Programa Nacional de Imunização, para receber a bivalente, a pessoa precisa ter feito, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou dose única das vacinas monovalentes. 

A campanha vai iniciar com a vacinação de idosos com 70 anos ou mais, pessoas que vivem em instituições de longa permanência, imunocomprometidos e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

A coordenadora da campanha, Delryhane Carvalho, diz que a meta é vacinar 90% do público-alvo.

“As salas de vacina estão prontas, mas para atingir a cobertura é fundamental que as pessoas se sensibilizem quanto à importância de se proteger e garantir a imunização coletiva. Estamos contando com uma grande demanda espontânea”, afirma.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias