Entenda o que é a “Virose da mosca”, os sintomas e como evitar
Essa doença é bastante comum no período de chuvas, em que o fluxo de inetos e o transporte de microrganismos aumenta nos ambientes.
Ao ouvir o termo popular “Virose da Mosca”, você pode até achar que se trata de uma nova doença – mas, não.
Estamos falando, na verdade, da Doença Diarreica Aguda (DDA), enfermidade que afeta diretamente o trato gastrointestinal. Essa doença é bastante comum no período de chuvas, em que o fluxo de insetos e, por consequência, o transporte de microrganismos aumenta nos ambientes.
Por mais que o nome da doença faça da mosca a grande vilã, os insetos não são a única via de contaminação, A virose pode ser adquirida através do contato com água ou solo contaminados.
As mãos são a principal via de entrada dos microorganismos causadores da Doença Diarreica Aguda.
Identificando os sintomas
A médica infectologista, Silvia Fonseca, comenta que os principais sintomas da doença são vômitos, diarréias, febre e, nos casos mais graves, desidratação.
A especialista ressalta, ainda, que as crianças são especialmente suscetíveis às formas graves da enfermidade.
Ela ensina a identificar os sinais de desidratação. “A criança costuma ficar mais irritada, o olho fica fundo, a boca seca e diminui a quantidade de diurese”. Pele seca, tontura e dor de cabeça são outros sinais de atenção.
Caso seja identificada a desidratação gerada pela DDA, a professora do IDOMED indica aumentar a ingestão de água e consumir também o soro caseiro. Além disso, é importante levar o paciente ao pronto atendimento para o tratamento imediato desse quadro clínico.
Como prevenir?
Algumas medidas preventivas podem ser essenciais para evitar a doença. A infectologista alerta para o cuidado com a exposição das pessoas aos microrganismos danosos.
“Ingerir apenas água tratada; evitar contato com esgoto e cursos de água contaminados; proteger bem o lixo dos animais e insetos; lavar a mão com frequência, principalmente antes das refeições; cuidar da higiene no preparo das comidas e limpar a casa com frequência para afastar as moscas e baratas, são hábitos que te distanciam da doença”, enumera Silvia.
Acompanhe e siga nossas redes sociais:
Instagram, Twitter e Facebook, além de compartilhar e comentar. Denúncia, vídeos, fotos e sugestões: Mande no Whatsapp – (98) 99144-5641