Cidade de Imperatriz conta agora com projeto integrado de saúde mental
A cidade é a primeira do Maranhão a realizar a proposta de matriciamento.
Lançado em Imperatriz, na manhã desta quarta-feira (08), no Povoado 1.700, o ‘projeto de matriciamento’ integrando saúde mental e atenção primária em cuidados colaborativos no município de Imperatriz.
Projeto contou com ação integrada da Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), e da Rede de Saúde Mental.
A cidade é a primeira do Maranhão a realizar a proposta de matriciamento na Atenção Primária de acordo com as orientações do Ministério da Saúde.
Para apresentar o projeto em toda a cidade, o município foi dividido em 5 distritos. As apresentações em cada distrito incluem profissionais de saúde, comunidade, escolas, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), igrejas e convidados.
Durante o lançamento, o secretário de Saúde, Alcemir Costa, destacou a importância do projeto para a comunidade.
“É um projeto que vai fazer muita diferença na vida das famílias que tem alguém que sofre com alguma doença mental”, disse Alcemar.
“Com esse projeto vamos conseguir descentralizar os serviços da nossa Rede de Saúde Mental. É um passo muito importante, principalmente para quem mora nos bairros mais afastados”, ressaltou.
O projeto inclui intercâmbio com os hospitais municipais (adulto e infantil), o Samu e a UPA São José, para melhor atender as pessoas dentro de seu próprio território.
O projeto de matriciamento irá integrar rede de saúde mental e atenção primária, o público-alvo são os profissionais das Unidades Básicas de Saúde.
E segundo o coordenador-geral da Rede de Saúde Mental de Imperatriz, Alberto Clézio, com o projeto de matriciamento será mais fácil elaborar um plano de acompanhamento e tratamento dos pacientes que precisam de cuidados.
Vale ressaltar, que Imperatriz tem a rede de saúde mental mais completa e estruturada do Maranhão. Conta com CAPSIII para urgência e emergência, CAPSDAIII para dependência química, CAPS infato-juvenil, Ambulatório de Saúde Mental e uma residência terapêutica.