Surto de malária em Rosário é descartado após exames de contraprova
As suspeitas em cima dos 49 casos registrados no município foram derrubadas após reanálise.
Após uma reanálise, realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen-MA), foi confirmado pela Prefeitura da cidade e pela Secretaria de Estado da Saude (SES), nessa quarta-feira (11), que os 49 casos de malária registrados na zona rural do município, nos povoados de Juçaral e Providência, foram descartados.
As mostras foram submetidas a um novo exame de contraprova, feito para confirmação e controle de qualidade, que derrubou as suspeitas de um surto da doença.
Para reforçar o diagnóstico negativo, as mostras coletadas também foram enviadas para a Fundação Evandro Chagas, em Belém (PA), na expectativa de investigar sobre as possíveis doenças que encaixem no quadro de sintomas dos maranhenses.
Além disso, foram adotadas medidas necessárias para combater a doença, os pacientes receberam atendimento especializado e as ações também incluíram borrifação manual de inseticida de efeito residual para controle de vetores.
A SES ainda informou por meio de nota que a equipe técnica permanece em Rosário para dar apoio ao município, e ficará até a identificação da causa do quadro infeccioso dos pacientes que apresentam sintomas como febre, dor de cabeça e fraqueza.
Acompanhe e siga nossas redes sociais:
Instagram, Twitter e Facebook, além de compartilhar e comentar. Denúncia, vídeos, fotos e sugestões: Mande no Whatsapp – (98) 99144-5641