SAIBA COMO PREVENIR

Foram registrados 7,3 mil casos prováveis de dengue em 2022, no Maranhão

O levantamento aponta a importância das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, principalmente neste período do ano.

Estado teve um aumento de casos significativo, em relação ao ano passado. (Foto: Divulgação)

Ao longo de 2022, o Maranhão notificou ao Ministério da Saúde 7,3 mil casos prováveis de dengue, 2,2 mil casos de chikungunya e 249 de zika. Os dados são do Boletim Epidemiológico volume 54, elaborado pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente.

O levantamento aponta a importância das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, principalmente neste período do ano, em que as condições de chuva e calor aumentam a proliferação do inseto.

Na região do Nordeste, contudo, o Maranhão é o segundo estado com o menor número de casos prováveis de dengue, atrás apenas de Sergipe que registrou 5,7 mil casos da doença.

No país, o cenário é de alerta. Comparado a 2021, a dengue teve um aumento de 162,5% dos casos, com um total de 1,4 milhão de casos prováveis registrados em território nacional.

Deste número, 1.473 foram confirmados como casos graves de dengue, e 18,1 mil como dengue com sinais de alarme. Em relação às mortes, o país notificou 1.016 mortes pela doença.

A chikungunya teve um crescimento de 78,9% dos casos, com um total de 174 mil registros e 94 mortes. A zika totalizou um aumento de 42% se comparado a 2021, com 9,2 mil casos prováveis e uma morte em Goiás.

Fique atento

  • Sintomas da dengue: febre alta, dor de cabeça e no corpo, dor atrás dos olhos, fraqueza, falta de apetite, náuseas/vômitos, manchas pelo corpo e coceira. Sinais de gravidade: dor abdominal intensa e contínua, tonturas e desmaios, sangramentos de gengiva, nariz ou outras hemorragias.
  • Sintomas da chikungunya: febre, dores intensas nas articulações, dor nas costas, erupção avermelhada na pele, dor de cabeça, náuseas e/ou vômitos, dor retro-ocular, dor de garganta, calafrios, diarreia e/ou dor abdominal (os sintomas gastrointestinais são mais comuns em crianças).
  • Sintomas da zika: febre baixa (≤38,5 °C) ou ausente, erupção na pele e urticária de início precoce, conjuntivite sem pus, dor de cabeça, dor nas juntas, fraqueza, dor muscular, aumento dos linfonodos, inchaço e dores nas articulações.

Tratamento

Como são doenças virais, o tratamento é feito para aliviar os sintomas com a prescrição de antitérmicos, ingestão de líquidos e repouso. A recomendação é que, ao primeiro sinal de suspeita da doença, se procure o serviço de saúde mais próximo.

Prevenção

Não existem medicamentos contra o vírus da dengue, zika e chikungunya e nem vacina preventiva. A medida mais efetiva é a eliminação das condições de reprodução do mosquito, mantendo o espaço sempre limpo e eliminando os possíveis acúmulos de água.

Combate ao mosquito

Retire galhos e folhas das calhas, guarde garrafas viradas com a boca para baixo e pneus em locais cobertos, mantenha em dia a manutenção das piscinas, tampe os tonéis e caixas d’água, mantenha lajes sempre limpas e higienize os ralos e utilize telas de proteção.

Outras medidas: preencha os pratinhos de plantas com areias e lave-os uma vez por semana, estique bem as lonas de proteção para evitar acúmulo de água, feche bem os sacos de lixo e coloque-os longe do alcance de animais, mantenha latinhas com a boca para baixo e limpe a bandeja do ar-condicionado.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias