Sabe o que causa a dor no joelho? Veja causas e entenda mais sobre tratamento
O que faço para aliviar a dor no joelho? Bem, essa é uma das perguntas mais comuns que se fazem por aí, não é mesmo?
A dor no joelho pode ser intensa, e em muitos casos reduz a mobilidade. Ela faz o joelho estalar, travar e dificulta as tarefas comuns do dia a dia. Como levantar, andar etc. A fim de retomar a vida normal, a dor deve ser tratada.
E não basta tratar só uma vez. Ainda mais se o incômodo é crônico e sempre volta. Se quer evitar um novo episódio, você deve saber o que causa a dor no joelho. Isto é, no seu caso.
O que pode ser um choque no joelho que você nem notou ou a dor da artrose, por conta do desgaste no local . Entre outros.
Além do mais, não é fácil ter como saber se a dor no joelho é grave, se os sintomas não são tão aparentes, não é? Ainda assim é bom suspeitar se sente que tem algo de errado, e consultar um médico. É o melhor jeito de tratar e reabilitar suas funções motoras.
Veja quais são as causas de dor no joelho. Entenda mais!
Dor no joelho: o que pode ser?
A dor no joelho é um tipo de incômodo que afeta a região articular por conta de um trauma, lesão ou doença. Os sintomas mais comuns são:
- Dor no joelho ao dobrar;
- Inchaço;
- Manchas na pele;
- Fratura ou luxação;
- Fisgadas;
- Estalos;
- Insegurança ao pisar no chão;
- Joelho quente;
- Dor nos dois joelhos ao mesmo tempo.
Entre outros sinais.
O que causa a dor no joelho: 4 Razões
- Tendinite patelar
É uma inflamação que afeta os tendões do joelho. O que causa dor ao mexer nele e até mesmo ao andar. O tendão patelar é o ligamento que une a patela do joelho, que é a rótula, à tíbia.
Em geral, ela se associa a lesões e desgaste físico. Por isso é tão comum ver isso entre pessoas do esporte e de outras atividades. Bem como os idosos.
O principal sintoma é a dor no joelho ao esticar a perna.
Para cuidar do joelho, é só colocar gelo no local e deixar por 15 min, três vezes ao dia. É uma dica de como aliviar dor no joelho mais rápido. Porém, se ela persistir, é bom falar com o médico e tomar um anti-inflamatório, viu?
- Artrose
Trata-se de um desgaste da cartilagem do joelho e dos ossos que ficam ao redor. A dor no joelho por conta da artrose aumenta ainda mais na hora de se mover. É comum sentir também um pouco de rigidez e baixa mobilidade.
A doença é mais comum em quem já tem um histórico de lesões no joelho e quem tem mais idade.
A fim de tratar a dor, vale a pena optar por alongamentos no joelho e no corpo. Fazer fisioterapia, tomar remédios prescritos e se consultar de modo regular. Com os exames em dia, dá para ver se é a artrose o que causa a dor no joelho.
- Lesão ou trauma
Ambos são episódios que ocorrem por causa de um tombo, fratura ou torção no joelho. Eles geram uma forte dor na maioria dos casos, não é mesmo?
E a dor é instantânea. Ela surge logo na hora e é sentida em uma área específica do joelho. É difícil ter como saber se o joelho está inflamado ou se é algo mais grave. O ideal é seguir até o hospital mais próximo.
Assim dá para tratar a lesão no joelho ou trauma. Além disso, dá para colocar gelo em casa, se não há sinal de fratura, é claro. Alguns exercícios são sugeridos para este fim. Se preferir, vá ao médico e tire as suas dúvidas.
- Ligamento rompido
A dor de ter um ligamento rompido no joelho é muito forte, assim como o inchaço. O motivo pode ser uma pancada ou uma torção do joelho, em um gesto brusco ao mudar de direção. Lesões como essa são mais habituais nos atletas. Elas afetam o LCA (ligamento cruzado anterior) e o LCP (ligamento cruzado posterior).
Os médicos recomendam repouso e compressas de gelo por 20 min, três vezes ao dia. Elevar um pouco o joelho afetado também ajuda. Mas se o rompimento do ligamento é mais grave, cirurgia e fisioterapia não estão descartadas.