Quer ficar de bem com a saúde? Entenda qual horário adequado para treinar
Entre 40 a 60 minutos diariamente ou em dias alternados são suficientes para alcançar resultados esperado pela pessoa que pratica esportes.
Que os exercícios físicos fazem bem à saúde todos nós sabemos. Mas se engana quem pensa que não importa hora do dia em que essa prática é realizada.
O treino pode até ser sempre o mesmo. Porém, o tipo de resultado pode variar de acordo com o horário escolhido para o exercício.
Uma pesquisa publicada na revista Cronobiologia Internacional descobriu que há maior atividade enzimática e aumento da função muscular durante a tarde.
Sendo assim, o desempenho se torna melhor entre 14 e 18 horas. Isso significa que a pessoa tem mais força e disposição se treinar nesse período. Além disso, esse horário é uma boa pedida para liberar o estresse acumulado ao longo do dia.
“Pesquisas indicam que é mais fácil ganhar resistência e massa muscular se exercitando no fim do dia”, disse Hirlon Braga, professor do curso de Educação Física da Estácio São Luís.
“O período também seria menos propício a lesões. Sem falar do maior nível de adrenalina e da temperatura corporal mais alta, ideal para exercícios de força e hipertrofia. Portanto, há um equilíbrio máximo das funções físicas e mentais no fim da tarde”, explica.
O profissional também explica que, se o objetivo é estimular o metabolismo, o treino pela manhã também tem seus benefícios. “São queimadas calorias extras, uma vez que os efeitos da atividade física são mais fortes durante o dia do que à noite”.
Mas nada de exageros, alerta o profissional. Entre 40 a 60 minutos diariamente ou em dias alternados são suficientes para alcançar resultados significativos. “A partir dos 3 a 4 meses, podemos notar de uma forma mais construtiva, se tratando de musculação, o crescimento e a definição dos músculos”, explica.
Treino + alimentação
Para obter um melhor resultado, uma boa alimentação deve estar associada à prática de exercícios físicos.
Para quem é adepto das atividades físicas, vai uma dica do professor. “Coma a cada três horas e inclua fontes de proteína, carboidratos, vitaminas, minerais e fibras na dieta. Também não se esqueça de fazer refeição pré-treino”, finaliza.
Alguns alimentos são indicados para ingestão antes dos exercícios e que dão mais energia para treinar. Algumas opções são banana, lanches leves como sucos de frutas, grãos integrais e batata doce, entre outros.