VIGILÂNCIA

Maranhão registra mais de 6 mil casos prováveis de dengue

Inseticidas foram enviados ao Maranhão, com o objetivo de prevenir a proliferação do mosquito.

(Foto: Reprodução)

A edição do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgada setembro, mostra que o estado do Maranhão registrou 6.516 casos prováveis de dengue.

A taxa de incidência da doença no estado está em 91,1 casos por 100 mil habitantes, a menor taxa da região Nordeste do país, que tem mais de 233 mil casos de dengue.   

O Ministério da Saúde realiza periodicamente reuniões com estados e municípios para avaliação dos cenários locais e adequação das estratégias de combate ao mosquito Aedes aegypti à realidade de cada região. 

Além disso, envia regularmente inseticidas e larvicidas para estados e municípios para combate ao mosquito. Foi enviado às UF, até o dia 03 de outubro de 2022, o quantitativo de 78.220.000 pastilhas de larvicida (Espinosade 7,48%) para o tratamento de recipiente/depósitos de água.

Neste período, foram distribuídos 6.390 Kg do inseticida Clotianidina 50% + Deltametrina 6.5%, para o tratamento residual em pontos estratégicos (borracharias, ferros-velhos etc.). Para essa aplicação espacial (UBV), foram direcionados às Unidades da Federação 209.350 litros de Imidacloprido 3% + Praletrina 0,75%. 

Anualmente, também é realizada a campanha de comunicação sobre a dengue, para orientar a população, gestores e profissionais da saúde sobre a prevenção da doença. 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias