ALERTA

Saúde bucal: os pontos de atenção que não podem ser negligenciados

Mais de 34 milhões de brasileiros adultos (acima de 18 anos) já perderam 13 dentes ou mais.

Estima-se que as doenças bucais afetem, em média, 3,5 bilhões de pessoas no mundo – ou seja, quase metade da população mundial. (Foto: Divulgação)

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 34 milhões de brasileiros adultos (acima de 18 anos) já perderam 13 dentes ou mais.

Outros 14 milhões vivem sem nenhum, após perdas ao longo da vida.

“Sinto falta de poder sorrir sem sentir vergonha dos meus dentes”, desabafa Francisco Lima.

Há algum tempo, ele sente sensibilidade nos dentes e, em consequência do uso frequente do cigarro, nos últimos dois anos, alguns de seus dentes enfraqueceram e começaram a cair.

“Já perdi seis dentes, a mandíbula já está prejudicada, meu sorriso ficou feio e isso me preocupa muito”, revela. Francisco é parte das estatísticas de pessoas que perderam dentes de forma exagerada em decorrência de algum vício ou falta de cuidado.

A odontóloga e professora da Faculdade de Medicina de Açailândia (Idomed Fameac), Patrícia Santos Oliveira, explica os principais sinais de atenção e que podem ocasionar queda dos dentes.

Dor de dente

“A dor de dente pode ser causada pela inflamação ou infecção da polpa dentária, gengiva e o periodonto dental. Essa alteração necessita de um diagnóstico fornecido pelo cirurgião dentista para a realização do tratamento mais adequado para o caso”, orienta.

Gengiva sangrando e inchada

Segundo Patrícia, o problema pode ser resultado do acúmulo de placas bacterianas. “Isso acontece devido à higienização bucal deficiente ou até mesmo traumas durante a escovação ou mastigação”, explica.

Cáries dentárias

Patrícia reforça ainda que a cárie é consequência de uma má saúde bucal.

“A cárie dentária é causada por diversos fatores, como a alimentação rica em sacarose e a má higienização. O dente cariado pode infeccionar e esta situação pode evoluir para uma necrose pulpar e abscesso perirradicular, podendo levar a infecção generalizada, que é a forma mais grave da evolução de uma cárie dentária”.

Sensibilidade dentária

A sensibilidade nos dentes por ser causada pela exposição dos túbulos dentinários. “Pode ser causada pela ausência de gengiva, desgaste do dente, cavidade ou restauração. O tratamento é de acordo com a causa da alteração”, orienta.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias