SERVIÇOS

Laboratório móvel de análises clínicas é inaugurado em Itapecuru-Mirim

O laboratório móvel é um novo serviço do SESI que contempla a realização de mais de 30 exames.

Até quinta-feira, 15, mais de 1 mil atendimentos por dia serão realizados no município pela entidade do Sistema FIEMA nas áreas de oftalmologia, pediatria, odontologia, entre outros. (Foto: Reprodução)

Assim que soube que sua cidade receberia uma semana de serviços médicos gratuitos oferecidos pelo SESI-MA, Rosenilde Lopes chegou cedo à praça principal de Itapecuru-Mirim, para garantir a realização de seus exames de sangue, logo no primeiro dia da ação.

“A gente tem que se cuidar, buscar a saúde da gente, que é a mais importante. Já fui fazer exame de glicemia e estou gostando do atendimento, tá muito bom”, afirmou, contente, pois o resultado do exame já sai na hora.  

Em jejum, a lavradora foi uma das primeiras itapecuruenses a ser atendida no novo laboratório móvel de análises clínicas do Serviço Social da Indústria (SESI-MA), inaugurado nesta terça-feira (13), na edição do SESI Itinerante, em Itapecuru-Mirim.

“Já estou aqui, e foi muito rápido”, disse Rosenilde, enquanto aguardava chamarem a senha do filho Kaleb, que ela levou para consultar com o oftalmologista na iniciativa do SESI.   

O laboratório móvel é um novo serviço do SESI que contempla a realização de mais de 30 exames como hemograma, lipidograma completo, glicemia, D-dímero, entre outros.

A unidade móvel é licenciada para viajar todo o Estado do Maranhão e soma-se aos serviços de oftalmologia, pediatria, odontologia, clínica geral, farmácia básica, eletrocardiograma, entre outros.

Oferece ainda cursos de alimentação e nutrição, vacinação, massagem, recreação com palhaços, entre outros atendimentos que já fazem parte do rol de serviços gratuitos do SESI Itinerante. 

“O SESI Itinerante chegou agora em Itapecuru-Mirim, essa importante cidade do Estado do Maranhão, forte núcleo ceramista ligado ao Sistema FIEMA”, ressaltou o superintendente regional do SESI-MA, Diogo Diniz Lima, que coordena toda a ação em Itapecuru.

Segundo ele, trouxeram toda aquela sorte de serviços que tem no SESI Itinerante e dessa vez com algo diferente.

A inauguração do laboratório itinerante de análises clínicas. Nessa unidade móvel são feitos mais de 30 tipos de exames, e o resultado sai na hora, permitindo que os médicos analisem e consigam dar respostas mais eficazes a todos aqueles que são atendidos nesse programa.

“Mais uma vez, é a demonstração do compromisso do SESI com um serviço de qualidade à toda a população do Estado do Maranhão”, ressaltou o superintendente.

Os vice-presidentes executivos da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Celso Gonçalo, Fábio Nahuz e o empresário ceramista itapecuruense, Benedito Bezerra Mendes, também estiveram em Itapecuru, no primeiro dia do SESI Itinerante.

O prefeito e o vice-prefeito do município, Benedito Coroba e Maurício Nascimento, respectivamente, e a secretária de saúde de Itapecuru, Analita Fonseca, juntaram-se às autoridades que marcaram presença na Praça Gomes de Sousa, onde estão instaladas as unidades móveis e tendas do SESI. 

“Estamos recebendo o SESI, que veio trazer toda a assistência de saúde à nossa população mais carente, que não tem acesso aos serviços de saúde de qualidade”, agradeceu o prefeito.

“Este aqui é um exemplo concreto de que o SESI contribui para a saúde e para as outras políticas do Brasil. Nosso agradecimento especial à direção da entidade”, comentou.

Em parceria com a prefeitura, a previsão é realizar 1 mil atendimentos por dia até o dia 15, no município. 

A industriária Ediolene Maria, 23 anos, colaboradora da cerâmica BB Mendes, instalada na região, acredita que o SESI Itinerante viabiliza e agiliza o acesso a serviços básicos da área da saúde pela população.

“Tomei conhecimento dessa ação do SESI no meu ambiente de trabalho e achei muito importante pois acaba facilitando e possibilitando esse acesso às pessoas que têm, às vezes, um tempo muito corrido ou são impossibilitadas de estar ali, num atendimento do município mesmo”, contou Maria, que aproveitou para consultar seu filho com o pediatra na ação. 

Depois de Itapecuru-Mirim, ainda estão previstas ações do SESI Itinerante em Rosário, São Simão, São Miguel e Vila Industrial, em São Luís. 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias