EM FORMA

Volta às aulas: dicas de exercícios simples para fazer em casa e driblar a rotina

Com poucos minutos de treino diário é possível perceber bons resultados.

Tome cuidado com as lesões: não force os limites além do necessário. (Foto: Divulgação)

Começa o segundo semestre. É a volta da correria com as aulas, cursinho, trabalho e outras atividades; começa também mais um período letivo das crianças.

Diante de tantas tarefas, o que falta agora é o tempo para cuidar do corpo e ir para academia ou praticar esportes, e com a mudança é preciso reorganizar a rotina se quiser se manter ativo e saudável.

Pensando nisso, O Imparcial elencou atividades simples para fazer em casa mesmo e que ajude organizar melhor o tempo disponível.

Antes de começar faça aquecimento, que ajuda a preparar os músculos e a reduzir riscos de lesão muscular, além de aumentar a circulação de sangue no corpo. Exercícios como pular corda ou subir e descer escadas pode ajudar nesse momento.

Uma avaliação física é fundamental se você tiver problemas em áreas como joelhos, costas, pescoço e ombro. Só um educador físico pode apontar as atividades adequadas para sua situação.

Flexão de braços

É um exercício de simples execução. Com as mãos no chão, alinhe os braços ao peitoral. No movimento de descida os cotovelos devem dobrar até 90 graus. Faça três sessões de 30 segundos.

Prancha no solo

O tronco, o quadril e as pernas não tocam o chão enquanto os antebraços estão apoiados no solo. O truque para ser eficaz é manter o alinhamento da coluna e não prender a respiração. Faça três séries de 30 segundos, no mínimo.

Agachamento

Com os braços para frente, flexione os joelhos. Mantenha a coluna reta na descida e incline as pernas em um ângulo de 45 graus, como se fosse sentar em uma cadeira. Para quem está começando, séries curtas de 15 ou 20 repetições a cada dois minutos é o ideal.

Abdominais

Deite de barriga para cima, estique as pernas. Os braços precisam estar posicionados ao lado do corpo. Eleve o tronco e abrace os joelhos flexionados. Repita pelo máximo que aguentar com intervalos de 30 segundos.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias