ALERTA

Maranhão inicia campanha contra a Poliomielite

A campanha segue até o dia 9 de setembro.

A poliomielite, conhecida como paralisia infantil, é uma situação de saúde grave e incapacitante. (Foto: Divulgação)

Maranhão iniciou, na segunda-feira (8), as ações da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e de Multivacinação. A campanha segue até o dia 9 de setembro.

O público-alvo compreende 564.430 crianças menores de cinco anos de idade contra a Poliomielite e menores de 15 anos de idade não vacinados ou com esquemas incompletos para a Multivacinação, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

“Reiteramos que a vacina é a melhor forma de prevenção, mas para que consigamos alcançar as metas estabelecidas, contamos com a participação de todos, principalmente no Dia D de Mobilização Nacional, dia 20 de agosto”, disse a superintendente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Tayara Pereira.

“Desde as últimas campanhas, temos notado queda na procura pelas vacinas. Por esse motivo, pedimos que os pais e responsáveis estejam se sensibilizando e a fim de garantir que as crianças e adolescentes estejam protegidos”, finalizou.

Até o momento, a cobertura vacinal das crianças contra Poliomielite no Maranhão é de 44,92%.

Para que esse percentual aumente e alcance índice maior que 90%, a SES tem buscado orientar as Secretarias Municipais de Saúde quanto à elaboração de estratégias que busquem ampliar a oferta das vacinas para cada faixa etária.

De forma simultânea à Campanha de Vacinação contra Poliomielite, está sendo realizada a Campanha Nacio

nal de Multivacinação. As vacinas utilizadas para a mobilização são as mesmas ofertadas na rotina dos serviços de vacinação, por isso se recomenda utilizar as normas já estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

No público-alvo da campanha estão crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos. No dia 20 de agosto será realizado o Dia D de Mobilização Nacional.

A Campanha Nacional de Multivacinação tem como objetivo garantir a proteção contra doenças como difteria, hepatite b, sarampo, caxumba, coqueluche, pneumonia, poliomielite, doenças diarreicas por rotavírus, rubéola, tétano, câncer do colo do útero, dentre outras.

A vacinação, tanto contra Poliomielite quanto a Multivacinação, está disponível nos postos municipais e, na capital, nas Policlínicas Vinhais e Cidade Operária e no Hospital Dr. Genésio Rêgo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias