Agosto Dourado

Mamaço marca semana de aleitamento

A inciativa busca alertar para a necessidade do aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida do recém-nascido.

O mês de agosto é muito esperado para conscientização de toda a sociedade a respeito dos benefícios do aleitamento humano. (Foto: Reprodução)

A promoção, proteção e incentivo ao aleitamento materno, o contato pele a pele, a importância da amamentação, as estratégias do banco de leite humano, o uso de chupetas, os benefícios da amamentação para mães e filhos, dentre outros assuntos relacionados à amamentação estão em pauta nesta semana em todo o Brasil, em função da Semana do Aleitamento Materno, uma das ações do Agosto Dourado.

O Mês do Aleitamento Materno no Brasil foi instituído pela Lei nº 13.435/2017, estabelecendo ainda, que no decorrer do mês de agosto serão intensificadas ações Inter setoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.

A comemoração da Semana Mundial do Aleitamento Materno começou em 1992, criada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em parceria com a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) com temas anuais que abordavam sistemas de saúde, mulheres e trabalho, apoio comunitário, ecologia, economia, ciência, educação e direitos humanos.

A inciativa busca alertar para a necessidade do aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida do recém-nascido.

Em São Luís, unidades de saúde também estão com atividades e programações que reúnem especialistas, gestores, profissionais, e comunidade em eventos acerca do tema. O Hospital Universitário da Universidade Federal Maranhão (Centro) vai promover, hoje e amanhã (4 e 5 de agosto), o I Simpósio de Aleitamento Materno, a partir das 9h30, com diversas atividades.

O Agosto Dourado teve a sua cor escolhida para a campanha do mês de incentivo ao aleitamento materno por ser, esse alimento, considerado um produto com padrão ouro.

“Ou seja, não tem um substituto à sua capacidade de nutrir, proteger e em última análise promover o desenvolvimento da vida da mãe e do bebê. É um mês para se reforçar a importância do aleitamento e para divulgar que as mulheres tenham mais acesso a informações e serviços como o planejamento reprodutivo, que lhe permite praticar o aleitamento materno e evitar a redução dos intervalos entre os partos que podem comprometer o seu estado de saúde e nutrição e também dos seus filhos”, disse Dr. Antônio Leonardo Rosa, chefe da Unidade de Obstetrícia do HU-UFMA.

O leite materno é perfeito e adequado para a nutrição e as necessidades imunológicas de uma criança e ajuda a prevenir infecções.

A amamentação promove o vínculo entre mãe e filho, proporciona segurança alimentar aos lactentes desde o início da vida, contribuindo para a segurança alimentar de toda a família.

O alimento é fundamental para ampliar as chances de recuperação de bebês prematuros e/ou de baixo peso que estão internados em UTIs neonatais, além de proporcionar um desenvolvimento mais saudável por toda a vida. 

“Para nós que somos profissionais de saúde diretamente ligados à gestação, ao parto, ao puerpério e aos bancos de leite, o mês de agosto é muito esperado, e fazemos dele, o mês para aumentarmos a conscientização de toda a sociedade a respeito dos benefícios do aleitamento humano através de atividades diversas, mas também nos atendimentos individualizados das mulheres. E gostaríamos que neste ano tivéssemos ainda mais adesões em todas as esferas”, pediu o Dr. Antônio Leonardo Rosa.

O mês de agosto é muito esperado, e fazemos dele, o mês para aumentarmos a conscientização de toda a sociedade a respeito dos benefícios do aleitamento humano

O tema escolhido para 2022: “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando” está associado às áreas temáticas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que destacam os vínculos entre amamentação e boa nutrição, segurança alimentar e redução das desigualdades.

“No mínimo a gente considera que a mãe deve amamentar, exclusivamente com o  leite materno, até os 6 meses de vida do bebê, e até os 2 anos de vida da criança ou mais, mesmo depois delas começaram a ser alimentadas adequadamente. Quando se diz que o leite materno humano é especial e único, é porque ele é dotado de diversas características já cientificamente comprovadas como definidoras de saúde, tanto da mãe quanto do bebê”, disse o Dr. Antônio Leonardo Rosa.

Ações em conscientização ao aleitamento materno

De Norte a Sul do Brasil, as filiadas da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) se mobilizam para incentivar o aleitamento materno. 

As ações fazem parte do Agosto Dourado, mês que reforça a importância do ato de amamentar para a mulher e o bebê e conscientiza sobre a necessidade de oferecer as melhores condições para as mães que amamentam.

Aqui no Maranhão, a Sociedade de Pediatria e Puericultura do Maranhão (SPPMA) participará do Simpósio de Aleitamento do Hospital Universitário, citado acima, na data de hoje (4), com a palestra “Trabalhando o Aleitamento Materno no Pré-Natal – A importância da consulta pediátrica”; e de evento na Maternidade de alta complexidade do estado, no dia 5.

As ações alusivas também incluem rodas de conversas com as gestantes do pré-natal em unidades de saúde. Em parceria com a Secretaria de Saúde do Município de São Luís e Ligas de Pediatria, também será realizada a abertura do Agosto Dourado e um mamaço, no Parque do Bom Menino, nesta quinta-feira, 4, às 16h. A campanha será encerrada no Parque Rangedor.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias