SERVIÇOS

Bairro Sol e Mar recebe Carreta da Mulher em alusão ao Agosto Lilás

O programa oferece diversos serviços voltados para a saúde das mulheres que mora na comunidade.

"Agosto lilás" é o mês dedicado ao combate à violência doméstica. (Foto: Reprodução)

A Carreta da Mulher Maranhense, seguindo a programação das ações da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU) pelo Agosto Lilás, realizará nesta quarta-feira (17), das 8h às 17h, atendimentos de saúde preventiva, na comunidade do Sol e Mar, na Rua da União.

A ação acontecerá na União de Moradores do bairro e oferecerá serviços como: mamografia, exames preventivos, testes rápidos, testes de glicemia, aferição de pressão, cadastro único, oftalmologista, massoterapia, atendimento psicológico, salão de beleza, palestras educativas, assessoria jurídica e apresentações culturais.

O Agosto Lilás foi criado como parte da luta representada pela Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, para combater e inibir os casos de violência doméstica no Brasil.

São 16 anos da Lei 11.340/06, que é considerada uma legislação de referência em todo o mundo no combate a esse tipo de violência. O Brasil foi o 18º país da América Latina a adotar uma legislação para punir agressores de mulheres.

Neste ano, a campanha idealizada pela SEMU traz o tema “Viver sem violência é direito de todas as mulheres”, e tem como objetivo alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento a todos os tipos de violência contra as mulheres.

A iniciativa visa, também, propagar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

Mulheres Guardiãs

Na oportunidade, haverá também roda de conversa com as contempladas do edital Mulheres Guardiãs, que residem na Região Metropolitana de São Luís.

O programa tem como finalidade a ampliação do conhecimento das mulheres maranhenses em relação aos seus direitos e como buscá-los, bem como aumentar o alcance das campanhas institucionais e dos projetos promovidos pela SEMU.

Te Empodera, Mulher

Os grupos produtivos “Mulher de Artesanato”, “Boi Brilhoso do Sol e Mar” e “Confeitando com amor”, contemplados no edital “Te Empodera, Mulher” estarão fazendo a exposição dos seus produtos. O edital tem como finalidade promover a autonomia econômica das mulheres maranhenses, com foco na capacitação e qualificação para o desenvolvimento de atividades produtivas.

Carreta da Mulher

A Carreta da Mulher atua de maneira itinerante nos bairros e municípios do Maranhão. Os atendimentos são realizados com apresentação da carteira de identidade, comprovante de residência e cartão do SUS.

Para ser beneficiada com atendimento de mamografia, a mulher tem que ter idade entre 40 e 69 anos. Em caso de pacientes fora dessa faixa etária, devem pedir solicitação médica, que será avaliada previamente pela equipe.

SERVIÇO
O quê: Ação da Carreta da Mulher no bairro do Sol e Mar.
Quando: Nesta quarta-feira (17), das 8h às 17h.
Onde: União de Moradores do Sol e Mar, localizada na Rua da União, s/n, bairro Sol e Mar. Ponto de referência: em frente à rua da loja Renovar.
Contato: Ascom SEMU (98) 98281-3793 [Felipe Ribeiro] e (65) 98157-7042 [Gil Araújo].

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias