CAMPANHA

Agosto Dourado fortalecendo as ações de incentivo ao aleitamento materno

As ações incluem o incentivo à doação de leite humano.

A Macma conta com o Banco de Leite Humano (BLH). O local é responsável por ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. (Foto: Reprodução)

Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Macma) está fortalecendo as ações de incentivo ao aleitamento materno com o Agosto Dourado, que possui como tema “Amamentar: Educar para a Vida”.

Na unidade, serão realizadas capacitações setoriais com oficina de manejo do aleitamento materno, roda de conversa sobre colostroterapia, oficina de extração de leite, além de dinâmicas com destaque ao aleitamento materno.

A funcionária do Alojamento Conjunto da Macma, Ana Lídia Lobato Gomes, de 39 anos, estava de licença-maternidade, mas assim que retornou às atividades fez questão de fazer a doação.

“Eu me sinto muito feliz e extremamente emocionada em poder colaborar e mais ainda por saber que a finalidade é linda”, explica Ana Lídia, mãe do pequeno Marcos Vinícius, de 4 meses.

“Por ser funcionária da Macma, sei a necessidade que os recém-nascidos têm do leite materno. Fico muito feliz e emocionada por estar contribuindo com a doação, pois existem mães que não conseguem amamentar”, informou.

A Macma conta com o Banco de Leite Humano (BLH). O local é responsável por ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e execução de atividades de coleta, seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite humano.

A equipe foi capacitada em amamentação com base nas Normas Brasileiras de Comercialização de Alimentos (NBCAL- Lei 11.265) e com conhecimento básico na Atenção Integral e Humanizada ao recém-nascido grave ou potencialmente grave.

Irenildes Costa, supervisora do Banco de Leite Humano, comentou sobre o Agosto Dourado. “O leite materno é padrão ouro, é o alimento mais completo para o recém-nascido, pois contém todos os nutrientes necessários.

Neste ano, o tema está voltado para educação, então temos que falar sobre amamentação, orientando até mesmo antes da gestação, e o Agosto Dourado vem para intensificar essas ações e chamar a atenção da importância da amamentação”, observou.

O Banco de Leite tem como função orientar, incentivar e apoiar as mães de bebês impossibilitados de serem amamentados diretamente ao seio, a realizarem a extração do leite materno seis a oito vezes por dia para a manutenção da lactação e possibilitar a oferta de leite materno cru ao bebê.

As equipes informam às mães sobre os danos que bicos, chupetas, mamadeiras e protetores de mamilo podem causar no processo de amamentação. O serviço também realiza contato com as mães em até 10 dias após a alta hospitalar para verificar como está a amamentação.

O encerramento da campanha Agosto Dourado na Macma ocorrerá no dia 31 deste mês e será marcado por um mamaço coletivo.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias