ALERTA

Varíola dos macacos: primeiro caso é confirmado no Brasil

Conformação foi feita nesta quinta-feira (8), o caso registrado em São Paulo.

Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão. (Foto: Reprodução/Cynthia S. Goldsmith)

Foi confirmado, nesta quarta-feira (8), o primeiro caso de varíola dos macacos, no Brasil. O paciente é um homem de 41 anos, que viajou à Espanha.

A confirmação foi feita no estado de São Paulo, onde o homem está em isolamento no Hospital Emílio Ribas, na Zona Oeste da capital.

A Prefeitura de São Paulo ainda monitora a saúde de uma mulher de 26 anos, que foi hospitalizada com suspeita de ter contraído a varíola. Familiares e pessoas que residem próximo à mulher também são acompanhados pela gestão municipal.

Segundo informações, uma nota publicada nessa terça (7), “o Centro de Vigilância Epidemiológico (CVE) estadual e a prefeitura de São Paulo investigam um paciente para descartar qualquer hipótese da doença”.

No domingo (6), o Ministério da Saúde informou em nota que sete casos estavam em investigação nos estados de Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo, além de Rondônia, todos isolados e em recuperação e monitorados.

Sintomas e transmissão

Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.

“Há um diferencial indicativo: o desenvolvimento de lesões – lesões na cavidade oral e na pele. Elas começam a se manifestar primeiro na face e vão se disseminando pro tronco, tórax, palma da mão, sola dos pés”, explica Giliane Trindade, virologista e pesquisadora do Departamento de Microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e hoje consultora do grupo criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para acompanhar os casos de varíola dos macacos.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias